Lula parabeniza Yamandú Orsi em ligação e anuncia visita ao Uruguai
Presidente brasileiro se encontrará com novo líder uruguaio às margens da Cúpula do Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na manhã desta segunda-feira (25) para o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para dar parabéns pela vitória nas eleições de domingo (24).
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula afirmou que irá ao Uruguai no dia 6 de dezembro para a cúpula do Mercosul.
O petista aproveitou o telefonema para mandar “um abraço” ao ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. Lula deve se encontrar com Orsi e Mujica durante a viagem de dezembro.
O chefe do Executivo brasileiro já havia se manifestado sobre a vitória de Orsi nas redes sociais.
Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), Lula falou na realização de eleições “democráticas e pacíficas” e em uma vitória para a América Latina.
Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e…
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2024
Eleições no Uruguai
O ex-prefeito do município de Canelones, Yamandú Orsi, foi eleito presidente do Uruguai, depois de vitória no segundo turno das eleições realizadas no domingo (24) no país. Com 100% das urnas apuradas, Orsi garantiu cerca de 49,11% dos votos contra 45,19% de Álvaro Delgado.
Orsi, candidato de centro-esquerda, foi apoiado por José “Pepe” Mujica. A vitória representa a volta do Partido Frente Ampla ao comando do Uruguai após 4 anos da administração de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de centro-direita.
O próximo presidente governará o Uruguai no período de 2025 a 2030. A posse será em 1º de março de 2025.