Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula elogia decisão de países europeus de reconhecer Estado da Palestina

    Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram decisão conjunta; Israel chamou reconhecimento de "política fracassada"

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou nesta quinta-feira (23), a decisão da Espanha, da Noruega e da Irlanda de reconhecer o Estado da Palestina.

    Em uma publicação no X, antigo Twitter, Lula disse que a decisão “faz justiça em relação ao pleito de um todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação”

    O presidente também afirmou que o reconhecimento do Estado palestino é histórico e “terá efeito positivo em apoio aos esforços por uma paz e estabilidade na região.” Lula ainda reforçou que a paz só será possível quando a existência do Estado da Palestina for garantida.

    “O Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir essa posição, quando em 2010 reconheceu o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, disse o presidente.

    O governo israelense retirou os embaixadores em na Espanha, na Noruega e na Irlanda e condenou a decisão. Nesta quinta-feira, Israel repreendeu os embaixadores dos países europeus sobre o plano de seus governos para reconhecer um Estado palestino, disseram autoridades israelenses, desprezando a iniciativa como uma tentativa de “ressuscitar… políticas antigas e fracassadas”.