Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula e Macron reúnem governo e oposição da Venezuela na UE

    Autoridades venezuelanas teriam concordado em uma saída política negociada para a crise política no país que envolva a realização de eleições transparentes e observáveis pela comunidade internacional

    Caio JunqueiraRaquel Landimda CNN

    São Paulo

    Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da França, Emmanuel Macron, reuniram-se nesta segunda-feira com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e Gerardo Blyde, um dos principais líderes da oposição no país.

    Eles debateram a realização de eleições venezuelanas e o fim de sanções internacionais ao país sul-americano. Participaram também do encontro o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e da Colômbia, Gustavo Petro.

    Segundo relatos de fontes do Palácio do Planalto e do Itamaraty a CNN, os dois assuntos permearam a mesa de debates.

    As autoridades venezuelanas teriam concordado em uma saída política negociada para a crise política no país que envolva a realização de eleições transparentes e observáveis pela comunidade internacional com um calendário pré-estabelecido, uma demanda da oposição venezuelana.

    Por outro lado, a vice-presidente do país teria reivindicado o fim das sanções internacionais ao país, provenientes principalmente dos Estados Unidos.

    O encontro foi considerado por diplomatas brasileiros como uma demonstração de que a estratégia do governo de não isolar a ditadura venezuelana é correta na medida em que consegue mediar uma solução negociada.