Lula desembarca na África do Sul para a 15ª Cúpula dos Brics
Evento contará com os presidentes Cyril Ramaphosa, Xi Jinping e o premiê indiano Narendra Modi, além da presença remota de Vladmir Putin; petista visitará, ainda, Angola e São Tomé e Príncipe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta segunda-feira (21) na África do Sul, onde participará da Cúpula dos Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, além do país africado que será sede.
Lula chegou por volta das 5h (horário de Brasília) acompanhado da Primeira-dama Janja Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Rousseff.
A 15º Cúpula dos Brics, em Joanesburgo, será a primeira a ser realizada presencialmente desde o inicio da pandemia de Covid-19.
Além de Lula, estarão presentes os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Veja também: China e Rússia pressionam por expansão dos Brics
Vladmir Putin, presidente da Rússia, participará remotamente do encontro dos chefes de Estado do bloco.
Lula cumprirá uma agenda extensa no continente africano, permanecendo na África do Sul até quinta-feira (24) e, em seguida, partindo para Angola, onde realizará reuniões com lideranças políticas.
No domingo (27), o presidente participará da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe.
Durante a agenda externa de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin assume a Presidência do Brasil.