Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Loteria de Natal na Espanha “El Gordo” sorteia cerca de R$ 14 bilhões

    Tradição teve início em 1812, durante as guerras napoleônicas, quando as pessoas compravam números da loteria de Natal durante meses

    Alunos da escola San Ildefonso divulgam números da loteria de Natal da Espanha "El Gordo"
    Alunos da escola San Ildefonso divulgam números da loteria de Natal da Espanha "El Gordo" TVE Pool/Reuters

    Da Reuters

    Considerado o maior sorteio do mundo pelo prêmio total, a edição deste ano da loteria de Natal da Espanha conhecida como “El Gordo” (O Gordo) atingiu 2,59 bilhões de euros (equivalente a R$ 14 bilhões), 70 milhões de euros a mais que no ano passado.

    Assim, espanhóis emocionados cantaram, aplaudiram e comemoraram com espumante em todo o país na sexta-feira (22), enquanto o sorteio distribuía prêmios na tradição centenária que dá início à temporada de festas.

    Muitos moradores da Espanha se reúnem com familiares, amigos ou colegas de trabalho para comprar ingressos.

    O prêmio máximo, no valor de 400 mil euros este ano, foi distribuído entre muitas pessoas que compraram o número vencedor, 88008. Nessa loteria, pode existir vários bilhetes com o mesmo número, vendidos a grupos diferentes.

    Sorteio e tradição

    No Teatro Real de Madrid, jovens alunos da escola San Ildefonso escolheram os números de dois orbes giratórios e gritaram diante do público, alguns dos quais estiveram na fila durante dias para poder acompanhar o sorteio.

    Alguns usavam trajes extravagantes, vestidos como o Papa ou Dom Quixote e Sancho Pança, ou usavam chapéus decorados com luzes.

    “Venho todos os anos com muita emoção e felicidade para espalhar sorte. Quero que haja esperança, felicidade, emoção, tudo”, disse o aposentado Francisco Mur, de 79 anos, que usava terno com a estampa do bilhete de loteria, à Reuters antes de participar do sorteio.

    Os alunos cantaram os números em turnos durante mais de quatro horas, o tempo mais longo para sortear o prêmio principal.

    A tradição teve início em 1812, durante as guerras napoleônicas, quando as pessoas compravam números da loteria de Natal durante meses. Em média, cada espanhol comprou 70 euros em bilhetes este ano, informou a loteria estadual na sexta-feira.

    Os números vencedores são atribuídos a certos fornecedores, gerando superstições sobre onde fazer fila.