Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes do G20 planejam limitar aquecimento global em 1,5 grau, diz comunicado

    Projeto aponta a manutenção do compromisso com a meta do Acordo de Paris, de 2015, de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 °C

    Líderes do G20 posam para foto oficial antes do início da cúpula, em Roma, na Itália
    Líderes do G20 posam para foto oficial antes do início da cúpula, em Roma, na Itália Reprodução/G20 Italy/YouTube

    Da Reuters

    Líderes do Grupo dos 20 países ricos intensificarão seus esforços para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, de acordo com um esboço do comunicado visto pela Reuters.

    O último rascunho sobre a necessidade de ação climática reflete duras negociações entre diplomatas enquanto os líderes se reúnem para uma cúpula de dois dias em Roma, na Itália, com o objetivo de fortalecer os compromissos de limitar as emissões de carbono.

    “Continuamos comprometidos com a meta do Acordo de Paris (2015) de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 °C e buscar esforços para limitá-lo a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais”, diz o projeto.

    O comunicado também diz que os líderes reconheceram “a importância fundamental” de alcançar as emissões líquidas de carbono zero até meados deste século, uma meta com a qual alguns dos maiores poluidores do mundo ainda não se comprometeram.

    (Reportagem de Jan Strupczewski, escrita de Gavin Jones; edição de Crispian Balmer)