Líderes do G20 planejam limitar aquecimento global em 1,5 grau, diz comunicado
Projeto aponta a manutenção do compromisso com a meta do Acordo de Paris, de 2015, de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 °C


Líderes do Grupo dos 20 países ricos intensificarão seus esforços para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, de acordo com um esboço do comunicado visto pela Reuters.
O último rascunho sobre a necessidade de ação climática reflete duras negociações entre diplomatas enquanto os líderes se reúnem para uma cúpula de dois dias em Roma, na Itália, com o objetivo de fortalecer os compromissos de limitar as emissões de carbono.
“Continuamos comprometidos com a meta do Acordo de Paris (2015) de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 °C e buscar esforços para limitá-lo a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais”, diz o projeto.
O comunicado também diz que os líderes reconheceram “a importância fundamental” de alcançar as emissões líquidas de carbono zero até meados deste século, uma meta com a qual alguns dos maiores poluidores do mundo ainda não se comprometeram.
(Reportagem de Jan Strupczewski, escrita de Gavin Jones; edição de Crispian Balmer)