Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder supremo do Irã anuncia presidente interino

    Aiatolá Khamenei decreta cinco dias de luto por mortes causadas em acidente de helicóptero

    Ali Khamenei em Teerã
    Ali Khamenei em Teerã 10/10/2023 WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

    Mostafa Salemda CNN*

    O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto público depois que um acidente de helicóptero matou o presidente Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores do país e outras sete pessoas.

    Numa mensagem transmitida pelas agências de notícias estatais do Irã, Khamenei expressou as suas condolências pelas mortes e confirmou que o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, é agora o chefe do poder executivo.

    “Ele (Mokhber) é obrigado a combinar com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário a eleição de um novo presidente no prazo máximo de cinquenta dias”.

    Também nesta segunda-feira (20), o governo iraniano confirmou a indicação de Ali Bagheri Kani como novo chanceler do país.

    Kani liderou delegações iranianas nas negociações indiretas com os Estados Unidos sobre questões nucleares e de trocas de prisioneiros.

    “Após o martírio de Hussein Amir Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do nosso país, com a aprovação do Conselho de Gabinete, Ali Bagheri, o vice-ministro das relações exteriores, foi nomeado ministro interino”, escreveu a agência de notícias estatal IRNA.

    Kremlin lamenta morte de autoridades iranianas

    O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, como um “político notável” e disse que sua morte foi uma “perda irreparável”, segundo um comunicado do Kremlin.

    “Como verdadeiro amigo da Rússia, ele deu uma contribuição pessoal inestimável para o desenvolvimento de boas relações de vizinhança entre os nossos países e fez grandes esforços para levá-las ao nível de parceria estratégica”, disse Putin.

    O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, descreveu Raisi e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, como “amigos verdadeiros e confiáveis ​​de nosso país” e acrescentou que estava “profundamente entristecido” pelas mortes.

    “O seu papel no fortalecimento da cooperação mutuamente benéfica entre a Rússia e o Irã e a parceria de confiança é inestimável. Enviamos sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como a todo o povo amigo do Irã”, disse Lavrov.

    A relação cada vez mais estreita entre a Rússia e o Irã tornou-se mais evidente desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. O Irã forneceu à Rússia drones Shahed que foram usados ​​em ataques contra a Ucrânia.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original