Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder republicano “congela” ao falar com repórteres nos EUA pela segunda vez em um mês

    Incidente é semelhante a episódio vivido pelo senador Mitch McConnell no fim de julho no Capitólio

    Líder republicano “congela” ao falar com repórteres nos EUA pela segunda vez em um mês
    Líder republicano “congela” ao falar com repórteres nos EUA pela segunda vez em um mês Reprodução

    Morgan Rimmerda CNN

    O líder da minoria no Senado dos EUA, Mitch McConnell, pareceu “congelar” por cerca de 30 segundos nesta quarta-feira (30) enquanto falava com repórteres após um discurso em Covington, no estado americano de Kentucky.

    O incidente é semelhante a um episódio vivido por McConnell no Capitólio dos Estados Unidos no fim do mês passado e provavelmente levantará questões adicionais sobre a aptidão do senador de 81 anos para liderar a bancada republicana do Senado.

    O episódio desta quarta-feira aconteceu quando um repórter perguntou ao líder republicano se ele planejava concorrer à reeleição em 2026. Veja o vídeo do momento abaixo.

    McConnell teve que pedir ao repórter que repetisse a pergunta várias vezes, riu por um momento e depois fez uma pausa, fechando a boca e olhando para frente.

    Alguém ao seu lado então lhe perguntou: “Você ouviu a pergunta, senador, [sobre] concorrer à reeleição em 2026?”

    McConnell não respondeu.

    “Sinto muito, precisamos de um minuto”, disse a assessora aos repórteres. Um membro da equipe do senador falou baixinho com ele por um momento, e McConnell conseguiu sussurrar uma resposta.

    Ele voltou-se para os repórteres e disse: “Ok”, e sua assessora perguntou se alguém tinha outra pergunta e se os repórteres poderiam “levantar a voz”.

    Um porta-voz de McConnell disse à CNN que o republicano “sentiu-se momentaneamente tonto e fez uma pausa durante sua coletiva de imprensa de hoje”. Um assessor dele acrescentou: “Embora se sinta bem, como medida prudencial, o líder consultará um médico antes de seu próximo evento.”

    McConnell, líder da bancada republicana no Senado desde 2007, enfrentou dúvidas sobre sua saúde ao longo do ano. Ele recebeu tratamento para uma concussão e fratura de costela após cair em um hotel em Washington, em março, retornando ao Senado várias semanas depois.

    No fim de julho, McConnell congelou por 30 segundos durante uma entrevista coletiva no Capitólio. Na época, seu gabinete disse que o republicano de Kentucky estava “tonto” e os republicanos disseram mais tarde que ele estava desidratado.

    Falando aos repórteres após o incidente, McConnell insistiu que estava “bem”.

    O presidente dos EUA, Joe Biden, disse a repórteres na tarde desta quarta-feira que planeja “entrar em contato” com McConnell.

    “Mitch é um amigo, como você sabe – não é uma piada, eu sei que as pessoas não acreditam. Temos divergências políticas, mas ele é um bom amigo e por isso vou tentar entrar em contato com ele ainda esta tarde. Não sei o suficiente”, disse Biden.

    *Manu Raju e Sam Fossum, da CNN, contribuíram para esta reportagem

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original