Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder Houthi chama ataques dos Estados Unidos e do Reino Unido de “bárbaros”

    Países demonstraram preocupação com aumento da tensão no Oriente Médio

    Reino Unido divulga imagens que mostram aeronaves atingindo alvos Houthi no Iêmen
    Reino Unido divulga imagens que mostram aeronaves atingindo alvos Houthi no Iêmen Reuters

    Jonny Hallamda CNN

    Os ataques conjuntos conduzidos pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido no Iêmen na quinta-feira (11) foram “bárbaros”, disse um alto funcionário Houthi na sexta-feira (12).

    Numa declaração no X, Mohammed Ali al-Houthi, chefe do comitê revolucionário supremo do grupo militante, disse que os ataques foram “bárbaros, terroristas e são uma agressão deliberada e injustificada que reflete uma psicologia brutal”. Os ataques mostraram que eram os Estados Unidos que “geriam a agressão” em Gaza, bem como no Iêmen, afirmou também.

    Os ataques de quinta-feira (11) marcam uma resposta significativa depois que os EUA e seus aliados alertaram o grupo militante apoiado pelo Irã de que enfrentaria as consequências dos repetidos ataques de drones e mísseis contra navios comerciais no Mar Vermelho, que os Houthis dizem ser uma vingança contra Israel por suas operações militares em Gaza.

    Anteriormente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Houthi advertiu que os EUA e a Reino Unido enfrentariam graves repercussões pelo que chamou de um ato flagrante de agressão.

    Reação regional

    O Irã, que se acredita ter armado e treinado os Houthis, também condenou os ataques conjuntos, dizendo que violavam o direito internacional e “a soberania e integridade territorial do Iêmen”, alertando que iriam alimentar a instabilidade regional.

    A Arábia Saudita, um parceiro militar próximo dos EUA que mantém uma trégua cuidadosamente negociada com os Houthis após anos de guerra, expressou profunda preocupação com a situação de segurança no Mar Vermelho e apelou à moderação.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original