Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder do Hezbollah diz que grupo realizou ataques “conforme planejado”

    Declaração nega informação do exército israelense de que ataques preventivos de Israel haviam impedido uma ofensiva mais ampla

    Maya GebeilyFrances Kerryda Reuters

    O líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, disse neste domingo (25) que o grupo avaliaria o impacto de seu ataque de foguetes e drones em alvos militares israelenses no início do dia antes de determinar se realizaria novas ofensivas.

    Os ataques visavam vingar o comandante sênior do grupo que foi morto em Beirute no mês passado.

    O líder do grupo armado apoiado pelo Irã disse em um discurso televisionado que o grupo conseguiu realizar o ataque “conforme planejado”, negando declarações do exército israelense de que os ataques preventivos de Israel haviam impedido uma ofensiva mais ampla.

    O Hezbollah disse, mais cedo neste domingo, concluiu a “primeira fase” das ações de resposta à morte do principal comandante do grupo armado por Israel em um ataque a um subúrbio de Beirute, capital do Líbano, no mês passado.

    O grupo armado apoiado pelo Irã acrescentou que atingiu 11 locais militares israelenses, disparou mais de 320 foguetes e enviou drones para o norte de Israel durante a investida.

    O comandante do Hezbollah, Fu’ad Shukr, foi morto no final de julho durante um ataque de Israel a Beirute. Shukr é a figura mais importante do grupo apoiado pelo Irã a ser morto em anos. O ataque aconteceu poucas horas antes do assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh.

    Desde então, o Hezbollah promete vingar a morte do comandante.

    Resposta israelense

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse em uma mensagem de vídeo neste domingo (25) que as Forças de Defesa de Israel usaram seu “intenso ataque preventivo” contra locais do Hezbollah no Líbano durante a última noite para destruir milhares de foguetes “destinados a prejudicar cidadãos e forças”.

    Netanyahu deu a entender que mais combates podem estar a caminho, dizendo que “o que aconteceu hoje não é o fim”. “Repito, este não é o fim do assunto”, declarou.

    Drones lançados pelo Hezbollah para atacar um “alvo estratégico” no centro de Israel foram todos interceptados pelos militares do país, afirmou Netanyahu em sua mensagem.

    Ele não esclareceu qual era o alvo.

    Tópicos