Líder democrata na Câmara dos Deputados chama Biden de ‘presidente eleito’
Falando em em tom de vitória em entrevista coletiva, Nancy Pelosi diz que democrata trabalhará para unificar os EUA e recuperar a economia do país
A deputada democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara, chamou, nesta sexta-feira (6) seu colega Joe Biden de “presidente eleito” dos Estados Unidos durante sua entrevista coletiva semanal – a primeira desde a votação na terça-feira (6).
Acompanhe a apuração dos votos nos EUA em tempo real
Atualmente, Biden tem 253 delegados no colégio eleitoral, órgão que determina o presidente norte-americano, contra 213 do republicano Donald Trump – são necessários, ao menos, 270 para garantir a vitória.
A apuração, no entanto, ainda não foi concluída em seis estados: Arizona, Geórgia, Pensilvânia e Nevada – onde Biden lidera –, além do Alasca e da Carolina do Norte – onde Trump está à frente.
“O presidente eleito Biden terá um forte mandato para liderar os EUA”, disse Pelosi aos repórteres.
Assista e leia também:
Eleições nos EUA: Biden passa Trump na Pensilvânia e se aproxima de vitória
Campanha de Trump diz que não reconhecerá vitória de Biden, que rebate
Não existe conspiração para prejudicar Trump nas eleições dos EUA, diz professor
A líder democrata afirmou ainda que o objetivo de um eventual governo democrata será unificar o país, como Biden disse reiteradamente ao longo da campanha, com o foco na criação de empregos.
“É nisso que devemos focar: saúde, empregos e educação para nossas crianças. Precisamos pensar nessas iniciativas, bem como no cronograma que temos sobre a questão climática – que também sobre empregos, já que temos que ter empregos verdes”, afirmou.
Ela disse ainda que se Biden comandar a Casa Branca a partir de 2021 o Obamacare – regras federais para tornar os planos de saúde mais baratos – será ampliado e não diminuído como nos anos sob Trump.
