Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder da oposição russa recebe prêmio de Liberdade de Expressão na Alemanha

    Yulia Navalnaya é viúva de Alexei Navalny, que foi o principal opositor do presidente da Rússia, Vladimir Putin

    Da Reuters

    A líder da oposição russa, Yulia Navalnaya, recebeu o prêmio de Liberdade de Expressão da emissora estatal alemã Deutsche Welle em Berlim, nesta quarta-feira (5).

    Em discurso, Navalnaya compartilhou o reconhecimento com a organização que o seu falecido marido, Alexei Navalny, fundou há treze anos, a Fundação Anticorrupção.

    Navalny morreu em um campo de prisioneiros no Ártico em fevereiro. Ele tinha 47 anos e era um forte crítico do presidente russo, Vladimir Putin.

     

     

    Os aliados do opositor, considerados extremistas pelas autoridades russas, acusaram Putin de ter mandado assassinar Navalny. O grupo disse que fornecerá provas para apoiar a alegação.

    A viúva de Navalny apelou aos políticos ocidentais para não deixarem de falar a verdade “mesmo quando for desconfortável”.

    Se os políticos tivessem falado, disse, “não haveria guerra nem Putin”.

    O prêmio de Liberdade de Expressão da Deutsche Welle foi atribuído no ano passado ao jornalista de El Salvador Oscar Martinez, que “relata sobre violência e corrupção apesar da repressão”.

    O Ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, disse que estava em uma reunião com os seus homólogos europeus para discutir formas de usar os ativos russos para a Ucrânia.

    Um dia antes, um alto funcionário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos disse que o país e os seus parceiros do G7 estavam fazendo progressos na descoberta de formas de explorar o valor dos lucros obtidos com ativos russos congelados.

    Tópicos