Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Kremlin nega que tenha chantageado Polônia e Bulgária com fornecimento de gás

    Porta-voz russo disse que o país foi "forçado" a mudar para o pagamento em rublos pelo fornecimento de gás à Europa devido às novas restrições

    Anna Chernovada CNN

    O Kremlin rejeitou as acusações de chantagem em seu movimento para interromper o fornecimento de gás para a Polônia e a Bulgária depois que os países se recusaram a pagar em rublos.

    “Isso não é chantagem”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres em uma teleconferência.

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acusou a Rússia de usar gás para “chantagear” o bloco depois que a Gazprom disse que interrompeu o fornecimento aos dois países nesta quarta-feira (27).

    “A necessidade das condições que foram documentadas no decreto do presidente [Putin], ou seja, o novo método de pagamento, foi causada por medidas hostis sem precedentes na economia e no setor financeiro tomadas contra nós por países hostis”, disse Peskov.

    Segundo Peskov, a Rússia foi forçada a mudar para o pagamento em rublos pelo fornecimento de gás à Europa devido às novas restrições.

    “Tivemos uma quantidade significativa de nossas reservas bloqueadas, ou ‘roubadas’, para simplificar. Tudo isso exigiu uma transição para um novo sistema de pagamento”, continuou Peskov.

    Peskov acrescentou que todas as novas condições “foram levadas ao conhecimento dos compradores com antecedência”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original