Kremlin acusa Ucrânia de declarações “contraditórias” sobre negociações de paz
Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse em uma ligação com repórteres: "A liderança ucraniana constantemente faz declarações contraditórias. Isso não nos permite entender completamente o que o lado ucraniano quer"
O Kremlin disse, nesta sexta-feira (27), que culpa a Ucrânia pelo fato de as negociações de paz entre os dois países estarem congeladas, dizendo que não está claro o que Kiev quer.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse em uma ligação com repórteres: “A liderança ucraniana constantemente faz declarações contraditórias. Isso não nos permite entender completamente o que o lado ucraniano quer”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse anteriormente que tentou repetidamente organizar uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar a guerra, mas que a Rússia ainda não parecia estar pronta para negociações de paz sérias.
“Há coisas para discutir com o líder russo. Não estou lhe dizendo que nosso povo está ansioso para falar com ele, mas temos que enfrentar a realidade do que estamos vivendo”, Zelensky disse em um discurso para um think tank indonésio.
“O que queremos desta reunião? Queremos nossas vidas de volta […] Queremos recuperar a vida de um país soberano dentro de seu próprio território”, disse ele.
As últimas negociações de paz cara a cara conhecidas foram em 29 de março. Os contatos continuaram remotamente por um tempo, mas ambos os lados agora dizem que pararam.