Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Japão prepara prorrogação de estado de emergência por cerca de um mês

    País soma mais de 14 mil casos confirmados de coronavírus e 436 mortes, de acordo com a emissora pública NHK

    O Japão está se preparando para prorrogar o estado de emergência causado pela COVID-19 por cerca de um mês. O prazo inicial era 6 de maio.

    O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse ao Parlamento que consultará especialistas em doenças infecciosas para saber se deve renovar a emergência, que ele declarou no dia 7 de abril em sete municípios, incluindo Tóquio.

    O estado de emergência dá mais poder para os governadores locais instruírem as pessoas a ficarem em casa e pedir aos comércios que fechem, mas não estabelece penalidades para a maioria dos casos de descumprimento.

    “Gostaríamos de consultar os analistas e as opiniões dos especialistas”, disse Abe ao Parlamento, referindo-se a uma possível prorrogação da emergência. Ele disse que quer tomar uma decisão antes do último minuto.

    O Japão soma mais de 14 mil casos confirmados de coronavírus e 436 mortes, de acordo com a emissora pública NHK. Dos casos confirmados, mais de 4 mil surgiram em Tóquio.

    “O Japão deveria ter agido mais rápido, se isolado e contido em um período de tempo menor”, disse Kenji Shibuya, diretor do Instituto de Saúde da População do King’s College de Londres.

    As autoridades de saúde dizem seguir diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto aos exames, e que uma expansão dos testes poderia inundar hospitais já sobrecarregados com casos leves.

    Olímpiadas 

    O primeiro-ministro japonês disse na quarta-feira (29) que os Jogos Olímpicos de Tóquio podem não ocorrer no próximo ano se a pandemia de coronavírus permanecer fora de controle.

    O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o governo japonês decidiram, no mês passado adiar, os Jogos que aconteceriam em julho deste ano para julho de 2021 por causa da crise do coronavírus.

    Com o aumento da taxa de infecção mundial e especialistas sugerindo que uma vacina está muito longe, surgiram dúvidas sobre as chances de realizar o grande evento no próximo ano.

    “Temos afirmado os Jogos Olímpicos e Paralímpicos precisam ser realizados de forma completa, para que atletas e espectadores possam participar com segurança. Será impossível realizar os Jogos de forma completa, a menos que a pandemia de coronavírus esteja contida”, disse Abe em resposta a um parlamentar da oposição.

    Abe declarou que a Olimpíada “precisa ser realizada de uma maneira que mostre que o mundo venceu sua batalha contra a pandemia de coronavírus”, e alertou que o Japão deve “se preparar para uma batalha prolongada”. Com Reuters

    Tópicos