Itamaraty anuncia envio de funcionários a Varsóvia para auxiliar brasileiros
Pelo Twitter, presidente Bolsonaro também afirmou que 37 brasileiros chegaram à embaixada na Romênia após saírem de Kiev
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou neste domingo (27) o envio de oito funcionários para Varsóvia, cidade na Polônia que tem recebido pessoas que fugiram da Ucrânia, incluindo brasileiros. Em comunicado enviado à CNN, a assessoria do Itamaraty disse que os servidores já “estão a caminho”.
O objetivo, segundo a pasta, é auxiliar os brasileiros que estão na cidade. A recomendação é que brasileiros próximos à fronteira entre Ucrânia e Polônia entrem em contato com o plantão do Itamaraty em Varsóvia, pelo número de telefone +48608094328.
Em nota à CNN, o Itamaraty informou que os servidores “já estão a caminho” de Varsóvia.
Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro informou que 37 brasileiros e dois uruguaios chegaram à embaixada do Brasil na Romênia após partir de Kiev, e que todos estão bem de saúde.
Entre os integrantes do grupo estão alguns jogadores do time de futebol ucraniano Shaktar Donestky e seus familiares.
Segundo o presidente, o grupo recebeu “apoio integral” da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), que custou os custos de transporte rodoviário e de hospedagem na capital romena, Bucareste.
“Aguardamos dos interessados a manifestação em retornarem para o Brasil, onde já disponibilizamos duas aeronaves KC- 390 da FAB”, diz a publicação.
1- Um grupo de 39 pessoas (37 brasileiros e 2 uruguaios), que partiu de Kiev chegou à embaixada do Brasil na Romênia.
2- Estão todos bem de saúde e em segurança; @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/YsWZn0Y5IV
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 27, 2022