Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israel vê “forte fluxo” de pessoas evacuando norte da Faixa de Gaza

    Questionado sobre coordenação com organizações para fornecer ajuda humanitária, tenente-coronel Peter Lerner afirmou que deixa "diplomacia para os diplomatas"

    Sara SidnerLauren Kentda CNN

    Os militares de Israel estão vendo um “forte fluxo” de pessoas saindo do norte da Faixa de Gaza, depois que disseram para os civis evacuarem para o sul, afirmou um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), tenente-coronel Peter Lerner, à CNN em uma entrevista neste domingo (15).

    “Atualmente, estamos operando para garantir que as pessoas evacuem a área. Estamos vendo um forte fluxo de pessoas indo para o sul, o que é uma coisa realmente boa”, disse Lerner a Sara Sidner, da CNN.

    “O Hamas transformou a Faixa de Gaza em uma fortaleza, num mecanismo de assassinato brutal. Não se pode permitir que permaneçam lá, então precisam ser retirados”, afirmou Lerner. “E o que virá depois é, antes de tudo, segurança e proteção para o Estado de Israel.”

    Quando questionado se Israel estava coordenando com alguma organização de ajuda humanitária para levar água, alimentos e outras necessidades aos civis em Gaza, Lerner disse que o IDF precisavam deixar “a diplomacia para os diplomatas”.

    “O IDF e o Ministério da Defesa estão envolvidos com a comunidade internacional para tentar facilitar várias coisas diferentes (…) Falo em nome do IDF. Portanto, estamos profundamente envolvidos no combate. Somos combatentes. Precisamos deixar a diplomacia para os diplomatas. É lá que está acontecendo”, relatou Lerner.

    Organizações multilaterais, como as Nações Unidas, destacaram o impacto devastador do bloqueio na Faixa de Gaza, que não recebeu qualquer ajuda humanitária desde o início dos embates, há pouco mais de uma semana.

    “Todo o conceito de evacuar as pessoas para o sul faz parte dos nossos meios humanitários, para que possamos continuar lutando e atacando o Hamas e evitar que eles nunca mais, nunca, possam atacar nossas casas e massacrar nossos bebês”, disse Lerner.

    “É por isso que estamos pressionando as pessoas a irem para o sul, porque lá existem condições para estarem relativamente mais seguras do coração do centro do terrorismo.”

    VÍDEO – Conselheiro dos EUA: Israel liberou água para Gaza

    Enquanto isso, a ONU e vários grupos humanitários criticaram duramente o esforço de evacuação de Israel. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, em um comunicado no sábado (14), que os apelos de Israel para a evacuação “são uma sentença de morte” para pessoas doentes e feridas em Gaza.

    “Se há uma coisa que diria às organizações internacionais é: ‘Utilizem as instituições, as habilidades e capacidades para facilitar a mudança de pessoas para o sul. Vocês não devem ficar do lado do Hamas’ e dizer ‘não, fique’, ou ‘é impossível’”, disse Lerner à CNN neste domingo.

    “Continuaremos atacando o Hamas até derrotá-los”, acrescentou Lerner. “Eles começaram esta guerra, nós vamos vencê-la.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original