Israel está em “alto nível de prontidão” para resposta do Irã, diz fonte
Militares israelenses se preparam para ataque de Teerã
Israel está em “alto nível de prontidão” para uma resposta do Irã, disse uma fonte militar israelense à CNN. Mas a fonte acrescentou que eles “ainda estão avaliando o processo de tomada de decisão no Irã” para determinar se e quando uma retaliação ocorrerá.
A fonte acrescentou que os recentes ataques israelenses às instalações de produção de mísseis e instalações de defesa aérea iranianas “criaram um dilema para Teerã”, pois sua capacidade de atacar Israel e se defender contra futuros ataques israelenses foi degradada.
Isso ocorre depois que a CNN informou na quarta-feira (30) que o Irã realizaria uma resposta “definitiva e dolorosa” ao recente ataque de Israel, citando uma fonte de alto escalão. A fonte na quarta-feira não forneceu uma data exata para o ataque esperado, mas disse que “provavelmente ocorrerá antes do dia da eleição presidencial dos EUA”.
O exército israelense disse que atingiu alvos militares “precisos” no Irã em 25 de outubro, em retaliação à barragem de mísseis balísticos lançada por Teerã no mês passado. Foi a primeira vez que Israel reconheceu publicamente ter atingido território iraniano — marcando um passo em direção a um confronto mais direto com seu adversário de longa data. Embora, inicialmente, o Irã parecesse minimizar a gravidade dos ataques de Israel.
Altas autoridades dos EUA chegaram ao Oriente Médio esta semana com o objetivo de dissuadir novas ações militares iranianas.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel