Israel enviará delegação para conversas sobre acordo de Gaza em 15 de agosto
EUA acreditam que acordo está próximo de ser concluído
Israel enviará negociadores para participar de uma reunião no dia 15 de agosto para tentar alcançar um acordo sobre a libertação de reféns e um cessar-fogo em Gaza, disse o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu na sexta-feira (8).
“Seguindo a oferta dos Estados Unidos e dos mediadores, Israel enviará no dia 15 de agosto a delegação de negociadores para o local a ser determinado, a fim de finalizar os detalhes e implementar o acordo preliminar”, afirmou o escritório de Netanyahu.
Acordo próximo de ser concluído
Em uma coletiva de imprensa na quarta (7), o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, disse que os negociadores estão “mais perto do que nunca” de um acordo de cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
A declaração veio após o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, dizer na terça-feira (6) que as negociações por um acordo de libertação dos reféns mantidos em Gaza e um cessar-fogo na região estão no “estágio final”.
Ao ser questionado por um repórter durante uma coletiva na Casa Branca, Kirby disse que a proposta é positiva tanto para Israel quanto para o Hamas, e pediu que ambas as partes aceitem os termos.
“Sempre falamos sobre estas negociações de cessar-fogo como ‘o mais próximo que já estivemos’, as lacunas são pequenas o suficiente para que possam ser fechadas […] Estamos mais perto do que nunca, por isso falamos desta forma”, afirmou o porta-voz.