Israel autoriza entradas regulares de combustível em Gaza
Falta do produto agrava crise humanitária no território ocupado por palestinos
Dois caminhões de combustível entraram em Gaza pela passagem de Rafah na sexta-feira (17), disse uma agência do governo israelense à CNN, depois que o gabinete de guerra do país aprovou uma medida para permitir entregas regulares ao enclave.
Os veículos transportavam no total 60 mil litros de diesel, de acordo com o Coordenador de Atividades Governamentais de Israel nos Territórios, uma agência que faz ligação com os palestinos em assuntos civis.
“Este combustível entrou de forma limitada para uso de organizações internacionais, para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente”, disse o porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, em uma coletiva de imprensa, referindo-se à agência de ajuda das Nações Unidas que opera em Gaza.
“Existem instalações de dessalinização que deveriam fornecer água para a faixa sul, então o combustível é utilizado apenas para essas duas necessidades. Monitoramos esse problema para garantir que ele seja usado apenas para essas duas necessidades. Este (processo) é liderado pelos EUA e pelo Egito.”
Relembre
O gabinete de guerra de Israel aprovou uma medida na sexta-feira (17) que permite que dois caminhões-tanque de combustível por dia entrem em Gaza para apoio ao sistema de água e esgoto, de acordo com o conselheiro de segurança nacional de Israel.
Esses sistemas estão “à beira do colapso, considerando a falta de eletricidade e de capacidade para operar os sistemas de esgoto e água”, disse o funcionário, Tzachi Hanegbi, em um briefing na sexta-feira.
As entregas totalizarão 140 mil litros de combustível que entram em Gaza a cada 48 horas, disse um funcionário do Departamento de Estado dos EUA à CNN.