Irã se prepara para fornecer à Rússia drones com capacidade para armas, dizem EUA
Treinamentos podem começar no final de julho; Casa Branca afirma que a Rússia teve "custos severos" no campo de batalha
Os Estados Unidos têm informações que indicam que o Irã está se preparando para fornecer drones à Rússia – incluindo com capacidade para armas – e começar a treinar forças russas sobre como operá-los no final de julho, disse o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, a repórteres nesta segunda-feira (11).
Durante a coletiva na Casa Branca, Sullivan afirmou que a Rússia teve “custos severos” no campo de batalha, com os esforços para estabelecer território no leste “tendo um custo para a manutenção de suas próprias armas”.
Um exemplo disso, pontuou o conselheiro, é que “as informações indicam que o governo iraniano está se preparando para fornecer à Rússia até várias centenas de UAVs (veículos aéreos não tripulados, na sigla em inglês), incluindo com capacidade de armas em um cronograma acelerado”.
“Nossas informações indicam ainda que o Irã está se preparando para treinar forças russas para usar esses UAVs, com a sessão de instrução inicial prevista para o final de julho. Não está claro se o Irã já entregou algum desses UAVs à Rússia. Mas este é apenas um exemplo de como a Rússia está olhando para países como o Irã por recursos que já foram usados, por exemplo, para atacar a Arábia Saudita antes de termos um cessar-fogo no Iêmen”, continuou ele.
Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse à CNN que a informação que Sullivan descreveu aos repórteres foi baseada em inteligência recentemente desclassificada.