Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Irã intensifica enriquecimento de urânio em usina subterrânea, diz AIEA

    Enquanto isso, o Ocidente aguarda a resposta do país asiático para resgatar o acordo nuclear firmado em 2015

    François Murphyda Reuters , em Viena

    O Irã está avançando com a expansão planejada do enriquecimento de urânio com centrífugas avançadas em sua planta subterrânea em Natanz. Segundo o relatório confidencial da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) a qual a “Reuters” teve acesso nesta segunda-feira (10), o país pretende ir ainda mais longe agora.

    Enquanto isso, o Ocidente aguarda a resposta do país asiático para resgatar o acordo nuclear firmado em 2015.

    A terceira das três cascatas de centrífugas IR-6 avançadas recentemente instaladas na Usina de Enriquecimento de Combustível subterrânea em Natanz já entrou em operação, aponta o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

    Há mais de um ano, o Irã vem utilizando centrífugas IR-6 para enriquecer urânio em até 60% de pureza, próximo ao grau necessário para a fabricação de armas, em uma fábrica acima do solo em Natanz.

    O documento acrescenta que o Irã informou à agência que planeja adicionar um trio de cascatas extras de centrífugas IR-2m além das 12 já planejadas.

    Uma cascata de centrífugas IR-4 e seis de máquinas IR-2m que não haviam sido concluídas em 31 de agosto, data da última vistoria da AIEA, já estavam totalmente instaladas, mas ainda estão sendo usadas para enriquecer o urânio, acrescentou o relatório aos Estados-membros.

    Tópicos