Irã diz que retomará negociações de acordo nuclear com os EUA “nos próximos dias”
Ministro de Relações Exteriores iraniano fez o anúncio após reunião com representante da União Europeia
As negociações indiretas do Irã com os Estados Unidos sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 serão retomadas em breve, disse o ministro de Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, em entrevista coletiva conjunta com o chefe de política externa da União Europeia em Teerã.
“Estamos preparados para retomar as negociações nos próximos dias. O importante para o Irã é receber plenamente os benefícios econômicos do acordo de 2015”, disse Amirabdollahian, acrescentando que teve uma “reunião longa, mas positiva” com o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell.
Borrell disse que “esperamos retomar as negociações nos próximos dias e quebrar o impasse. Já se passaram três meses e precisamos acelerar o trabalho. Estou muito feliz com a decisão tomada em Teerã e Washington”.
Ele afirmou ainda que o bloco está “oferecendo aos países do Oriente Médio uma segurança regional que não pode ser garantida sem o Irã”, e que haverá um esforço para superar o impasse entre os dois países.