Irã diz que franceses detidos desde 2022 estão em boas condições de saúde
Cidadãos foram presos há mais de dois anos sob acusações de espionagem
Dois cidadãos franceses detidos no Irã desde maio de 2022 estão com boa saúde e sendo mantidos em boas condições de detenção, disse o porta-voz do Judiciário do Irã, Asghar Jahangir, nesta terça-feira (5), de acordo com a mídia estatal.
No mês passado, o Ministério das Relações Exteriores da França disse que as condições em que três de seus cidadãos estavam sendo mantidos pelo Irã eram inaceitáveis.
“De acordo com as autoridades relevantes, essas duas pessoas têm boas condições no centro de detenção e estão com boa saúde, então qualquer alegação sobre suas condições serem anormais é rejeitada”, disse Jahangir.
O porta-voz estava se referindo a Cecile Koehler e Jacques Paris, que ele disse terem sido presos sob acusações de espionagem e terão sua próxima audiência no tribunal em 24 de novembro.
Jahangir não mencionou o terceiro cidadão francês detido no Irã. A mídia francesa divulgou apenas seu primeiro nome, Olivier.
Nos últimos anos, a Guarda Revolucionária de elite do Irã prendeu dezenas de cidadãos de dupla nacionalidade e estrangeiros, principalmente sob acusações relacionadas a espionagem e segurança.
Grupos de direitos humanos acusaram o Irã de tentar extrair concessões de outros países por meio dessas prisões.