Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Irã diz que EUA adiam negociações para reviver acordo nuclear

    Teerã tem exigido que cidadãos iranianos detidos por acusações relacionadas às sanções impostas pelos EUA sejam libertados

    Da Reuters

    O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã acusou nesta segunda-feira (22) os Estados Unidos de “procrastinar” as negociações indiretas para reviver um acordo nuclear de 2015 e disse que uma troca de prisioneiros com Washington não está ligada às negociações.

    Algumas questões ainda precisam ser resolvidas, mas são muito importantes, disse Nasser Kanaani em entrevista coletiva.

    “Os americanos estão procrastinando e há inação dos lados europeus. América e Europa precisam de um acordo mais do que o Irã“, disse ele.

    Kanaani disse que Teerã queria um acordo sustentável que preservasse seus direitos legítimos, disse ele.

    “Enfatizamos que a troca de prisioneiros com Washington é um assunto à parte e não tem nada a ver com o processo de negociações para reviver o pacto de 2015”, disse.

    Os Estados Unidos pediram repetidamente a libertação de vários iranianos-americanos detidos no Irã por acusações de segurança. O Irã exigiu que vários iranianos detidos por acusações relacionadas às sanções dos EUA fossem libertados.

    O Irã procurou obter garantias de que nenhum futuro presidente dos EUA renegaria o acordo se ele fosse revivido, como Donald Trump fez em 2018 ao restaurar as duras sanções ao Irã.

    No entanto, o presidente Joe Biden não pode fornecer tais garantias rígidas porque o acordo é um entendimento político e não um tratado juridicamente vinculativo.