Irã culpa EUA por suspensão de negociações nucleares em Viena
Governo iraniano afirmou que ainda há questões pendentes, incluindo a remoção pelos EUA de uma designação de organização terrorista estrangeira contra a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã
Os Estados Unidos são responsáveis pela pausa nas negociações entre o Irã e potências mundiais em Viena sobre a retomada do acordo nuclear de 2015, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano nesta segunda-feira (4).
“A América é responsável pela suspensão dessas negociações… um acordo está muito perto de ser alcançado”, disse Saeed Khatibzadeh em entrevista coletiva semanal.
“Washington deveria tomar uma decisão política para a retomada do acordo”, afirmou ele, acrescentando que o Irã “não esperará para sempre”.
O Departamento de Estado dos EUA disse na quinta-feira que um pequeno número de questões pendentes permanece nas negociações nucleares, acrescentando que o ônus de tomar essas decisões é do Irã.
O governo iraniano afirmou que ainda há questões pendentes, incluindo a remoção pelos EUA de uma designação de organização terrorista estrangeira contra a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.
Além disso, Teerã vem pressionando por garantias de que qualquer futuro presidente dos EUA não se retire do acordo. A extensão em que as sanções seriam revertidas é outra questão não resolvida.
Khatibzadeh também disse que Teerã está pronta para retomar as negociações com seu principal rival regional, a Arábia Saudita, se os sauditas mostrarem disposição para resolver questões bilaterais pendentes.