Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Irã alerta sobre qualquer nova “aventura israelense” no Líbano após ataque às Colinas de Golã

    Autoridades israelenses culpam grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, pelo ataque com foguete que atingiu um campo de futebol na região

    Reuters

    O Irã alertou Israel neste domingo (28) contra o que chamou de qualquer “nova aventura” no Líbano, em comunicado emitido pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kanaani.

    As autoridades israelenses culparam o grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, pelo ataque com foguete que atingiu um campo de futebol nas Colinas de Golã ocupadas por Israel, matando 12 pessoas no sábado (27), e prometeram infligir uma resposta pesada.

    O Hezbollah negou qualquer responsabilidade pelo ataque.

    O presidente israelense, Isaac Herzog, descreveu o ataque como um “desastre terrível e chocante” em uma postagem no X.

    “Os terroristas do Hezbollah atacaram e assassinaram brutalmente crianças hoje, cujo único crime foi sair para jogar futebol. Eles não voltaram”, disse ele.

    “O mundo não pode continuar sentado em silêncio face aos ataques terroristas do (líder do Hezbollah, Hassan) Nasrallah, que ocorrem a mando do império do mal no Irã. O Estado de Israel defenderá firmemente os seus cidadãos e a sua soberania”.

    Ataque mais mortal desde 7 de outubro

    As Forças de Defesa de Israel responsabilizaram o grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, pelo ataque e prometeram retaliação.

    “Há pouco tempo, sirenes soaram na área de Majdal Shams. Um projétil foi identificado atravessando o Líbano em direção à área. Um acerto foi identificado na área. Foram relatados ferimentos”, disseram as Forças de Defesa de Israel (FDI), acrescentando que “aproximadamente 30 projéteis foram identificados cruzando do Líbano para o território israelense”.

    Funcionários da ONU pediram moderação máxima na fronteira entre Líbano e Israel.

    Tópicos