Investigações sobre Nord Stream são armadas para culpar falsamente a Rússia, diz Kremlin
Autoridades suecas e dinamarquesas estão investigando quatro furos no gasoduto
O Kremlin disse nesta terça-feira (18) que as investigações sobre as explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream sob o Mar Báltico parecem ter sido montadas com a intenção de culpar falsamente a Rússia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que “lógica elementar” mostra que o dano ao oleoduto foi um golpe para os interesses da Rússia. Ele disse que a investigação está sendo conduzida “secretamente” e sem o envolvimento de Moscou.
As autoridades suecas e dinamarquesas estão investigando quatro furos nos oleodutos Nord Stream 1 e 2.
“O principal é que a aparência em público, de acordo com declarações que estamos ouvindo da Alemanha, da França e da Dinamarca: esta investigação foi montada inerentemente para colocar a culpa na Rússia”, disse ele.
Os danos aos oleodutos tornaram-se um grande ponto de inflamação na crise na Ucrânia.
Quatro dos três gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2, as maiores rotas para o gás russo para a Europa, foram rompidos no Mar Báltico no mês passado. Moscou disse que os Estados Unidos foram os beneficiários dos acidentes, enquanto Washington negou qualquer envolvimento.
Uma investigação preliminar de danos aos gasodutos Nord Stream na parte dinamarquesa do Mar Báltico mostrou que os vazamentos foram causados por “explosões poderosas”, disse a polícia de Copenhague em comunicado nesta terça.
O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, disse na semana passada que a Rússia precisava de permissão para que seus navios conduzissem investigações sobre explosões que danificaram os oleodutos Nord Stream.