Investigação sobre Gabby Petito ajuda a encerrar caso de homem desaparecido
Corpo de Robert Lowery, de 46 anos, foi encontrado na mesma floresta nacional onde os restos mortais da jovem foi localizado
Uma equipe de resgate em Wyoming, nos Estados Unidos, afirmou que a grande atenção dada ao caso da jovem Gabby Petito os ajudou a encontrar os restos mortais que se acredita ser de outra pessoa desaparecida na mesma floresta nacional onde o corpo de Petito foi encontrado.
Restos que correspondem à descrição de Robert “Bob” Lowery foram achados na terça-feira (28) na base de Teton Pass, mais de um mês após ele ter sido visto pela última vez. Pai de dois filhos e morador de Houston, no Texas, Robert viajou para Jackson Hole, em Wyoming, em 19 de agosto, de acordo com a afiliada da CNN KPRC.
Lowery, de 46 anos, foi visto pela última vez em 20 de agosto carregando uma bolsa de lona preta e um saco de dormir e uma barraca, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Teton. Dizia-se que ele estava na trilha Black Canyon, na Floresta Nacional de Bridger-Teton, perto do Parque Nacional de Grand Teton. A trilha é popular entre os caminhantes e ciclistas de montanha no verão, de acordo com a polícia.
A Floresta Nacional de Bridger-Teton é o mesmo local onde os restos mortais de Gabby Petito foram descobertos em 19 de setembro. Nos dias desde que ela foi relatada como desaparecida, a história de Petito ganhou as manchetes nacionais, estimulando detetives digitais a vasculhar a trilha de modo online para tentar resolver o caso.
A história também destacou as dezenas de milhares de histórias de pessoas desaparecidas que não atraem tanto interesse; havia quase 90.000 casos de pessoas desaparecidas ativas nos EUA no final de 2020, de acordo com o National Crime Information Center.
Uma pausa no caso
Uma investigação sobre o paradeiro de Lowery estava em andamento, mas devido a novas dicas, uma equipe de busca e resgate foi enviada na terça-feira, de acordo com um comunicado à imprensa da Busca e Resgate do Condado de Teton.
“A ampla cobertura da notícia sobre a busca de Gabby Petito ajudou a trazer luz ao caso de Lowery e resultou em pelo menos dois membros do público ligando para as autoridades locais no fim de semana passado novas informações sobre o possível ponto onde foi visto pela última vez”, disse a equipe de busca e resgate.
Restos que correspondem à descrição de Lowery foram descobertos com a ajuda de caminhantes voluntários e uma equipe de cães de busca.
“Por volta da 13h, uma equipe de cães localizou um cadáver e uma mochila preta da Nike fora da trilha em uma encosta íngreme e arborizada”, diz o comunicado à imprensa. “Coletivamente, as equipes de busca caminharam mais de 120 quilômetros”. A causa da morte está sob investigação.
“Bob foi um pai, filho, irmão e amigo maravilhoso”, disse a família de Lowery em um comunicado divulgado na terça-feira à afiliada da CNN KPRC. “Nossa família deseja agradecer à mídia de notícias e outras pessoas envolvidas na busca por nossa privacidade neste momento difícil.”
(Texto traduzido, leia original em inglês aqui)