Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Invasão em aeroporto mostra que Rússia não consegue vitória estratégica, diz Zelensky

    No domingo (29), manifestantes anti-Israel cercaram passageiros que chegavam de voo do país

    Ron PopeskiOleksandr Kozhukharda Reuters

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira (30) que os protestos contra judeus na Rússia mostram que as fundações morais de Moscou estão tão contaminadas pelo ódio que o país não é mais capaz de obter uma vitória “estratégica”.

    Zelensky comentava o ato de manifestantes em um aeroporto no sul da Rússia, no último domingo (29), contra passageiros que desembarcavam de um voo vindo de Israel.

     

    O tumulto no aeroporto ocorreu no Daguestão, região majoritariamente muçulmana, e o chefe de Estado ucraniano avaliou que o episódio demonstra que a Rússia “contaminou seu próprio território com um nível tão alto de ódio e degradação que, pela segunda vez neste ano, vê o controle sobre os eventos ser perdido”. O primeiro episódio ao qual ele se refere foi a rebelião do Grupo Wagner, em junho.

    Veja como foi:

    “Esses são sinais de que a Rússia pode, no momento, manter ações militares e aumentar a pressão nas linhas de frente em alguns lugares, mas não é capaz de prevalecer estrategicamente em um confronto”, afirmou.

    Autoridades de aviação fecharam o aeroporto em Makhachkala após uma multidão invadir as pistas em busca de passageiros que chegavam de Israel. Vídeos obtidos pela Reuters mostraram os manifestantes com bandeiras palestinas, quebrando portas de vidro e correndo pelo aeroporto.

    Tópicos