Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Invasão de território da Rússia foi feita por aliados russos, diz Kiev

    Governador da região de Belgorod alega que "um grupo de sabotagem e reconhecimento" do exército ucraniano cruzou território russo

    Anna Chernovada CNN

    O governador da região de Belgorod, na Rússia, disse nesta segunda-feira (22) que “um grupo de sabotagem e reconhecimento” do exército ucraniano cruzou o território russo – e a Ucrânia confirmou que o grupo era composto por cidadãos russos.

    Vyacheslav Gladkov disse que as forças entraram no território do distrito de Graivoronsky, que faz fronteira com a Ucrânia.

    “As forças armadas da Federação Russa, juntamente com o serviço de fronteira, a Guarda Nacional e o FSB (serviço de segurança da Rússia), estão tomando as medidas necessárias para eliminar o inimigo”, disse Gladkov.

    A CNN não conseguiu verificar o relato.

    Mais cedo, Gladkov afirmou no Telegram que o distrito havia sido bombardeado por forças ucranianas desde as 9h (horário local), mas acrescentou que ninguém ficou ferido.

    As aldeias de Antonovka, Kozinka e Gora-Podol foram atingidas por projéteis ou detritos, disse Gladkov.

    Um oficial de inteligência de defesa ucraniano confirmou à CNN que o grupo de cidadãos russos que cruzou da Ucrânia para a região russa de Belgorod e atacou a cidade de Grayvoron eram “parte das forças de defesa e segurança na Ucrânia, mas agindo como “entidades independentes” na Rússia.

    Andriy Yusov, representante da agência de inteligência de defesa da Ucrânia, disse à CNN: “Podemos confirmar que esta operação foi realizada por cidadãos russos. Essas ações são as consequências dos intensos ataques transfronteiriços russos, que levaram a vítimas e destruição”.

    Yusov disse que as unidades que cruzaram a fronteira eram “parte das forças de defesa e segurança” na Ucrânia, mas disse: “Na Rússia, eles estão agindo como entidades independentes”.

    Grupos chamados de “Legião da Liberdade da Rússia” e “Corpo de Voluntários Russos” reivindicaram o ataque à região de Belgorod. Em uma publicação no Telegram, eles disseram que “liberaram totalmente o assentamento de Kozinka na região de Belgorod. [Os] primeiros grupos entraram em Grayvoron”.

    Os ataques na região de Belgorod parecem ter se intensificado nas últimas semanas, segundo alegações de autoridades russas.

    No início deste mês, Gladkov afirmou que dois drones detonaram e caíram sobre uma área residencial na região. Ele acrescentou que não houve vítimas, mas dois prédios residenciais e um carro foram danificados.

    Outro drone foi abatido por sistemas de defesa aérea russos na região, disse Gladkov. O governador disse que não houve vítimas e que as equipes de resposta estão avaliando as consequências no local.

    Tópicos