Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inundações recordes na Rússia são provocadas pelo derretimento da neve

    Milhares de pessoas precisaram fugir de casa depois que rio subiu vários metros em poucas horas

    Resgate na cidade russa de Orsk
    Resgate na cidade russa de Orsk 6/4/2024 Divulgação via REUTERS

    Guy Faulconbridgeda Reuters

    O derretimento rápido da neve provocou a pior inundação já registrada nos Montes Urais da Rússia, forçando milhares de pessoas a fugirem de suas casas, enquanto alguns dos maiores rios da Europa transbordaram.

    A Rússia declarou uma emergência na região de Oremburgo, perto do Cazaquistão, depois que o rio Ural, o terceiro maior rio da Europa, subiu vários metros em poucas horas na sexta-feira (5) e inundou o aterro de uma represa na cidade de Orsk.

    O rio, que nasce nos Montes Urais e deságua no Mar Cáspio, atingirá níveis perigosos na segunda-feira (8) em Oremburgo, uma cidade de 500.000 habitantes, e o pico está previsto para 10 de abril, informou o Ministério de Emergências da Rússia.

    Mais de 10.400 casas foram inundadas em toda a Rússia, sendo Urais, Sibéria, Volga e as regiões centrais as mais atingidas, de acordo com o ministério.

    “Dezenas de assentamentos no território dos distritos federais da Sibéria, dos Urais e do Volga foram inundados como resultado das enchentes da primavera”, disse o ministro de Emergências, Alexander Kurenkov.

    “A previsão é de aumento nas temperaturas do ar, derretimento ativo da neve e abertura de rios”, afirmou o ministério de emergências. “Mais de 10.400 instalações residenciais permanecem inundadas em 39 regiões.”

    Imagens de Orsk, 1.800 km a leste de Moscou, mostraram um homem atravessando a água da enchente que chegava ao seu pescoço.

    As ruas estavam submersas na água, e os moradores e equipes de emergência usavam barcos para se locomover pela cidade. Um homem foi mostrado trancando a porta de casa na água até a cintura.