Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inundações podem atingir a Costa do Golfo após tempestade matar 4 em Houston

    Tempestades atingiram o Texas e a Louisiana com ventos com força de furacão e chuvas torrenciais, deixando mortos, prédios danificados, ruas inundadas e mais de 1 milhão de casas sem luz

    Ruas inundadas perto do lago Conroe após forte tempestade no início do mês atingir o norte de Houston, no Texas
    Ruas inundadas perto do lago Conroe após forte tempestade no início do mês atingir o norte de Houston, no Texas 04/05/2024

    Dalia FaheidParadise AfsharCaitlin KaiserJoe Suttonda CNN*

    Tempestades atingiram o Texas e a Louisiana na noite de quinta-feira (16) e na manhã de sexta-feira (17) com ventos destrutivos e chuvas torrenciais, deixando pelo menos quatro mortos, estradas inundadas e mais de 1 milhão de casas e empresas sem energia – e mais inundações nesta sexta-feira podem assolar partes da Costa do Golfo.

    Pelo menos quatro pessoas morreram enquanto o mau tempo assolava Houston, disse a porta-voz do prefeito, Mary Benton, à CNN. Árvores caídas parecem ter causado duas das mortes, e um acidente com guindaste causou outra, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Houston, Samuel Peña, em entrevista coletiva.

    O clima violento deixou um rastro de danos em edifícios em Houston, estradas bloqueadas com árvores caídas e destroços e torres de energia destruídas. As escolas públicas dentro e ao redor de Houston estão fechadas na sexta-feira, pois mais de 825 mil residências e empresas em todo o Texas e mais de 172 mil na Louisiana não têm energia, de acordo com PowerOutage.us.

    A tempestade foi tão forte que estourou as janelas dos prédios no centro de Houston, enchendo a área de vidro enquanto os semáforos ficaram sem energia. Os compradores em uma loja da Costco em Houston usavam seus telefones como única fonte de luz enquanto se amontoavam dentro da loja sem energia, com os funcionários fechando as portas para bloquear a chuva e o vento.

    Rajadas de vento com força de furacão também atingiram o Texas e a Louisiana, enquanto os motoristas em Bryan, no Texas, precisaram ser resgatados após inundações os deixarem na água.

    Tempestades intensas se deslocam para leste na sexta-feira, com mais de 14 milhões de pessoas em partes da Costa do Golfo em risco de condições meteorológicas severas, incluindo ventos prejudiciais, granizo e possivelmente tornados.

    Áreas significativas do Mississippi e do Alabama estão sob o risco moderado, nível 3 de 4, de chuvas excessivas na sexta-feira, enquanto uma área maior da divisa do estado do Texas-Louisiana até a Geórgia e o Panhandle da Flórida está sob um risco de nível 2 de 4.

    Tempestades fortes provavelmente durarão até a manhã de sexta-feira em partes da Costa do Golfo. É provável que uma primeira rodada de enchentes repentinas ocorra novamente na sexta-feira, antes que a chuva comece a diminuir à tarde.

    Outra forte chuva ocorrerá na noite de sexta-feira e continuará até as primeiras horas da manhã de sábado (18), atingindo as mesmas áreas que já sofrem desde o início do dia. Essas tempestades podem produzir taxas de precipitação de 5 a 7 centímetros por hora e reiniciar ou piorar rapidamente qualquer inundação em curso.

    Precipitações generalizadas de 5 a 15 centímetros são esperadas do Texas à Geórgia até a manhã de sábado. Alguns pontos atingidos por múltiplas tempestades torrenciais podem acumular 20 centímetros ou mais de chuva. Algumas áreas podem registrar quase trinta centímetros de chuva em cerca de 48 horas.

    Aqui estão as últimas tempestades em andamento no sul dos EUA:

    Chuvas excessivas e tempestades severas ameaçam o sul novamente: “Estão previstas chuvas fortes a excessivas para o leste da Louisiana e para o centro do Alabama, o que pode causar inundações repentinas, urbanas e ribeirinhas na sexta-feira”, disse o Serviço Meteorológico Nacional.

    “Tempestades severas dispersas com alguns tornados, granizo muito grande e ventos prejudiciais são possíveis em partes dos estados da Costa do Golfo na sexta até à noite”.

    A maioria dos semáforos de Houston estão desligados: os semáforos em toda a cidade estão desligados e os destroços de edifícios danificados e árvores derrubadas cobrem as estradas, tornando as condições de condução perigosas.

    “O centro da cidade está uma bagunça. É perigoso por causa dos vidros e da falta de semáforos. Portanto, fiquem em casa”, disse o prefeito de Houston, John Whitmire, na quinta-feira (16).

    Grandes inundações levam a resgates na água: Houve até 20 resgates na água depois que moradores de Bryan, Texas, ficaram presos nas águas da enchente, disse o porta-voz da polícia Seth Waller. Perto dali, em College Station, uma forte chuva na quinta-feira inundou um parque, mostraram vídeos compartilhados com a CNN.

    Várias estradas foram fechadas no norte e leste do condado de Bosque, no Texas, devido à água em cruzamentos ou pontes. Inundações também foram reportadas nas estradas nos condados de Bell, McLennan e Falls.

    Rajadas de vento com força de furacão relatadas no Texas e Louisiana: O Serviço Meteorológico Nacional em Nova Orleans relatou rajadas de vento tão fortes quanto 135 km/h. Rajadas de vento de até 125 km/h foram registradas perto do rio San Jacinto na Interstate 10, e ventos de quase 120 km/h em Channelview, no condado de Harris, na noite de quinta-feira, de acordo com o serviço.

    Uma onda de tempestades esgota o Texas: o estado da estrela solitária tem estado no alvo de rodadas aparentemente implacáveis de chuvas torrenciais. O governador Greg Abbott solicitou na quarta-feira (15) uma declaração presidencial de desastre para áreas afetadas pelas condições climáticas severas e inundações, citando “danos extensos causados por essas tempestades severas, inundações históricas de rios e tornados” que começaram em 26 de abril.

    Inundações em Livingston, no Texas
    Inundações em Livingston, no Texas / 03/05/2024 Drone Bros via CNN Newsource

    Área de Houston sofre o impacto de tempestades destrutivas

    As violentas tempestades em Houston explodiram janelas de arranha-céus, desabaram parcialmente uma boate e arrancaram parcialmente o telhado Hyatt Regency, no centro da cidade, inundando o saguão do hotel com chuva e destroços, de acordo com o vídeo de uma testemunha. A CenterPoint Energy afirma que seu arranha-céu no centro de Houston sofreu danos causados pela tempestade, de acordo com um porta-voz.

    Torres de aço de transmissão de energia em Houston também foram destruídas pelas tempestades, informou a afiliada da CNN, a KPRC. Ao longo de parte da Rota 290 dos EUA, o tráfego foi interrompido enquanto os bombeiros retiravam as torres derrubadas que cobriam a estrada.

    O serviço meteorológico emitiu um alerta de tempestade severa com o aviso “destrutivo” do mais alto nível para Houston, instando os residentes a se protegerem imediatamente. Houve relatos de ventos de até 125 km/h no lado leste da cidade.

    O prefeito de Houston aconselhou os moradores a evitarem sair e ficarem em casa, pois pode levar até 48 horas para que a energia seja restaurada.

    “O prefeito e os socorristas estão pedindo aos moradores de Houston que fiquem fora das ruas e evitem todas as viagens desnecessárias. Muitas estradas estão intransitáveis devido a torres de energia derrubadas, detritos e árvores caídas”, disse o gabinete de Whitmire em nota na noite de quinta-feira.

    O Distrito Escolar Independente de Houston anunciou que os campi serão fechados na sexta-feira (17) e reabertos na segunda-feira (20) “devido a danos generalizados em Houston”. Mais de uma dúzia de distritos escolares da área de Houston também anunciaram que fechariam na sexta, incluindo Aldine Independent School District, Channelview Independent School District e Cypress-Fairbanks Independent School District.

    *Com informações de Monica Garrett, meteorologista da CNN.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original