Inundações na Índia provocam pelo menos 46 mortes e bloqueiam estradas
Pontes e plantações também foram destruídas; segundo as autoridades, esforço de resgate estão em andamento
Inundações desencadeadas por dias de fortes chuvas fora de época destruíram plantações, bloquearam estradas e destruíram pontes no norte da Índia, matando pelo menos 46 pessoas, nesta quarta-feira (20).
Segundo as autoridades, há esforços de resgate em andamento para localização dos desaparecidos.
As imagens aéreas deram vislumbres dos rios e das aldeias parcialmente submersas em áreas afetadas no estado de Uttarakhand, no Himalaia, que é especialmente propenso a inundações, embora outras áreas também tenham sofrido com as chuvas desta semana.
“Há uma grande perda devido às enchentes. As plantações foram destruídas”, disse o ministro-chefe Pushkar Singh Dhami após avaliar os danos na noite de terça-feira.
“Os moradores estão enfrentando muitos problemas, as estradas estão inundadas, as pontes foram destruídas.”
O número de mortos pode aumentar ainda mais, disse um oficial estadual de gestão de desastres.
Imagens de funcionários nacionais de gestão de desastres mostraram pessoas sendo conduzidas para um local seguro após ficarem presas em deslizamentos de terra.
No Twitter, o primeiro-ministro Narendra Modi disse que ficou angustiado com a perda de vidas. Em fevereiro, temia-se que mais de 200 morreram em Uttarakhand, depois que enchentes varreram uma barragem hidrelétrica.
Outras regiões atingidas pelas chuvas incluem o estado de Kerala, no sul, onde mais de 20 pessoas morreram após os deslizamentos de terra, disseram as autoridades na segunda-feira.
No vizinho Nepal, pelo menos 43 pessoas morreram e 30 estão desaparecidas após três dias de fortes chuvas, disse a polícia nesta quarta. As chuvas anuais da Índia geralmente acontecem de junho a setembro.
(Edição de Clarence Fernandez)