Inteligência dos EUA diz que Rússia tem 75% das forças convencionais mobilizadas
Autoridades apontam que tropas russas combinadas com forças separatistas podem chegar a 190.000 pessoas posicionadas ao redor da Ucrânia
De acordo com a última avaliação de inteligência dos Estados Unidos, a Rússia agora tem cerca de 75% de suas forças convencionais posicionadas contra a Ucrânia, disse à CNN um funcionário dos EUA com conhecimento direto da inteligência.
A concentração de forças a uma distância de ataque da Ucrânia é altamente incomum e parte da razão pela qual os EUA acreditam que a Rússia está pronta para atacar, disse a autoridade.
A CNN não pôde verificar a inteligência de forma independente.
Isso inclui cerca de 120 do total estimado de 160 Grupos Táticos de Batalhão da Rússia ou BTGs que estão posicionados a 60 km da Ucrânia, disse. Embora esse número represente 75% das principais unidades de combate da Rússia, é menos da metade do total de tropas nas Forças Armadas russas.
Autoridades dos EUA relataram que as tropas russas combinadas com forças separatistas podem chegar a 190.000 pessoas posicionadas ao redor da Ucrânia.
Cerca de 35 dos 50 batalhões de defesa aérea conhecidos estão mobilizados contra a Ucrânia. Além disso, os EUA estimam que cerca de 500 aviões de caça e caças-bombardeiros estão dentro do alcance da Ucrânia, bem como 50 bombardeiros médios a pesados.
Juntas, as forças russas agora superam amplamente as forças militares ucranianas, de acordo com a avaliação.
Na quinta-feira, o Ministério da Defesa britânico twittou que “a Rússia tem mais da metade de seu poder de combate terrestre perto da fronteira ucraniana”.