Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Indiano de 16 anos se torna o mais jovem a vencer campeão mundial de xadrez

    Adolescente Donnarumma Gukesh derrotou o norueguês Magnus Carlsen

    Indias Gukesh gesticula durante seu jogo da 7ª rodada contra a equipe de Cuba na 44ª Olimpíada de Xadrez 2022, em Mahabalipuram, em 5 de agosto de 2022
    Indias Gukesh gesticula durante seu jogo da 7ª rodada contra a equipe de Cuba na 44ª Olimpíada de Xadrez 2022, em Mahabalipuram, em 5 de agosto de 2022 ARUN SANKAR/AFP via Getty Images

    Issy Ronaldda CNN

    O adolescente indiano Donnarumma Gukesh se tornou o jogador de xadrez mais jovem a derrotar Magnus Carlsen desde que o norueguês se tornou campeão mundial há quase uma década.

    Com 16 anos, quatro meses e 20 dias, Gukesh quebrou o recorde anterior de seu compatriota Rameshbabu Praggnanandhaa, que derrotou o campeão mundial em fevereiro, quando tinha 16 anos, seis meses e 10 dias.

    “Obviamente, vencer Magnus é sempre especial, mas eu não estava muito orgulhoso desse jogo”, disse Gukesh em um comunicado à imprensa após derrotar Carlsen no Aimchess Rapid no último domingo (16).

    Carlsen parecia estar no controle, com dois peões a mais após a abertura, até que cometeu um erro importante em seu 25º lance, que colocou sua dama em perigo.

    “Fiquei realmente desapontado porque vi uma maneira fácil de vencer, mas pensei ter visto algo ainda mais fácil, mas não vi sua ameaça de manter a dama no meio do tabuleiro”, disse Carlsen, de acordo com o site Chess24.com.

    Ao perceber a dupla ameaça a seu rei e rainha, Carlsen passou quase sete minutos ponderando suas opções em seu próximo movimento, visivelmente frustrado consigo mesmo.

    Ele continuou a jogar, girando em sua cadeira e balançando a cabeça, mas não conseguiu desfazer o dano e renunciou pouco depois.

    Foi a segunda derrota de Carlsen em dois dias para um dos grandes mestres adolescentes da Índia no Aimchess Rapid, depois de perder para Arjun Erigaisi, de 19 anos. No primeiro dia do torneio, o craque norueguês quase sofreu mais uma derrota para outra indiana de 16 anos – Aditya Mittal –, mas sobreviveu aos dois momentos mais perigosos para empatar.

    “Pragg é o único para quem perdi várias vezes. Quanto a Arjun e Gukesh: Arjun eu geralmente venço; Gukesh muito parecido”, disse Carlsen depois em um comunicado à imprensa.

    “Acho que Gukesh tem sido extremamente impressionante no xadrez clássico recentemente. Talvez essa vitória rápida não tenha sido seu esforço de maior orgulho, mesmo que conseguir uma vitória seja sempre bom”.

    Carlsen, que começou o torneio buscando sua quinta vitória no Meltwater Champions Chess Tour este ano, também sofreu uma derrota chocante para Shakhriyar Mamedyarov, de 18 anos, do Azerbaijão.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original