Incidente em instalação no Irã foi ‘ação terrorista’, diz chefe nuclear
Incidente acontece um dia depois que o Irã disse que estava lançando mais de 150 novas centrífugas de enriquecimento de urânio


A Organização de Energia Atômica do Irã condenou um incidente na instalação nuclear de Natanz no domingo, chamando-o de “ação terrorista”, de acordo com o canal de telegrama iraniano do Corpo da Guarda da Revolução, ou IRGC.
Akbar Salehi, chefe da organização, disse: “O ataque de hoje demonstra que os inimigos do progresso e avanço do Irã na ciência nuclear, bem como nas negociações nucleares, estão em desespero cometendo ações terroristas contra a tecnologia nuclear em Natanz [instalação nuclear]”. relatou IRGC, um ramo das Forças Armadas iranianas.
Salehi também disse: “O Irã se reserva o direito de responder contra os perpetradores e aqueles que cometeram a ação terrorista”, relatou o IRGC.
No início do domingo, as autoridades iranianas confirmaram um “incidente” em Natanz, um dia depois que o governo disse que estava lançando mais de 150 novas centrífugas de enriquecimento de urânio na instalação subterrânea.
“Felizmente, o incidente não causou nenhum ferimento ou vazamento em humanos”, disse Behrouz Kamalvand, porta-voz da Organização de Energia Atômica. “As causas do acidente estão sob investigação e mais informações serão divulgadas posteriormente.”
Em relatórios da agência de notícias local, outras autoridades iranianas sugeriram que a instalação pode ter sido atacada, especulando que a usina pode ter sido alvo enquanto o país discute um renascimento do acordo nuclear com o Irã com seus signatários ocidentais. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, retirou os Estados Unidos do acordo.
Malek Shariati Niaser, membro do Parlamento do Irã, disse: “O blecaute em Natanz no aniversário do Dia Nacional Nuclear é suspeito e pode ser devido a uma sabotagem enquanto o Irã tenta convencer os países ocidentais a suspender as sanções”, disse o relatório. relatado o site oficial de notícias Entekhab.ir.
Um porta-voz da Agência Internacional de Energia Atômica disse à CNN por e-mail no domingo que a agência estava ciente dos relatos da mídia.
“Não temos comentários nesta fase”, disse ele.
Durante o 15º aniversário do Dia Nacional da Tecnologia Nuclear do Irã no sábado, o presidente iraniano Hassan Rouhani anunciou novas centrífugas de enriquecimento de urânio na usina, afirmando que, embora as atividades nucleares do Irã sejam para “fins civis e pacíficos”, a capacidade nuclear do país também era mais forte do que em qualquer outro tempo antes.
“Hoje, uma cadeia de 164 centrífugas IR-6 foi lançada”, disse Rouhani no sábado, de acordo com a Press TV. “Ela pode nos fornecer produtos 10 vezes mais do que a rede anterior.”
A usina nuclear de Natanz perdeu um prédio quando um incêndio começou em julho passado. O governo iraniano disse na época que se tratava de um ataque ao seu programa nuclear. Também foi o alvo do ataque cibernético Stuxnet em 2010, que especialistas em segurança acreditam ter sido executado por Israel e os EUA.
As negociações foram encerradas em Viena esta semana entre o Irã e outros signatários do acordo nuclear iraniano. Autoridades americanas também estiveram em Viena e se reuniram com representantes de potências globais que ainda fazem parte do acordo. Eles não se encontraram diretamente com as autoridades iranianas.
Trump começou a impor novas sanções ao Irã ao retirar o país do acordo. Autoridades iranianas afirmam que os EUA devem suspender todas as sanções da era Trump e retornar ao acordo nuclear antes de cumprir o acordo novamente.
(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).