Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio no maior aterro sanitário do Panamá espalha fumaça tóxica sobre capital

    Famílias tiveram que ser retiradas de suas casas; parte das chamas foi controlada

    Incêndio no maior aterro sanitário do Panamá espalha fumaça tóxica sobre a capital
    Incêndio no maior aterro sanitário do Panamá espalha fumaça tóxica sobre a capital Ministério de Segurança Pública do Panamá via X

    Sarah MorlandValentine Hilaireda Reuters

    Um grande incêndio em um depósito de lixo nos arredores da Cidade do Panamá lançou fumaça tóxica na capital do país nesta sexta-feira (19), forçando evacuações enquanto os bombeiros lutavam para apagar as chamas.

    As autoridades disseram que o caso provavelmente foi resultado de um incêndio criminoso na noite anterior.

    Os bombeiros ressaltaram em entrevista coletiva que o depósito de lixo conhecido como Cerro Patacon, o maior do país, tinha entre 6 e 8 hectares afetados pelo fogo, dos mais de 130 afetados que possui.

    “Tudo aponta para que o incêndio tenha sido iniciado deliberadamente”, afirmou o chefe dos bombeiros, Ernesto de Leon, em coletiva de imprensa.

    O ministro da Saúde do Panamá, Luis Francisco Sucre, destacou aos repórteres que as evacuações estavam sendo efetuadas para proteger os moradores das chamas e dos gases tóxicos. Também foram criados centros de saúde para tratar casos de irritação visual e problemas respiratórios, acrescentou.

    Sucre aconselhou às pessoas vulneráveis nas áreas afetadas a se deslocarem ou a usarem ar condicionado e máscaras faciais.

    Vídeos nas redes sociais mostraram um helicóptero voando acima da espessa fumaça cinzenta que se espalhava pela água enquanto pássaros se espalhavam no alto.

    Citando o tenente Angel Delgado, do corpo de bombeiros, o canal local La Prensa informou que cerca de US$ 350 mil foram gastos no desastre, embora o valor possa em breve ultrapassar meio milhão de dólares.

    Desde as 6h, cerca de 28 mil litros de água foram pulverizados sobre a área, informaram as autoridades, dizendo que cerca de 60% do incêndio foi controlado, índice que pode chegar a 90% até sábado (20).

    O presidente Laurentino Cortizo escreveu no X que um plano de ação foi ativado “desde o momento em que o incêndio começou”.

    Embora as autoridades estivessem retirando cerca de 75 famílias que vivem nas imediações nesta quinta-feira à noite, pontuou o canal La Prensa, muitas se recusaram a deixar suas casas, muitas delas improvisadas.

    De acordo com a imprensa local, ao menos 15 incêndios aconteceram no Cerro Patacon em 2023.