Imprensa mundial repercute morte da rainha Elizabeth II; veja capas
Monarca faleceu aos 96 anos na última quinta-feira (9) no Castelo de Balmoral, na Escócia
Jornais de todo mundo destacam, nesta sexta-feira (9), a morte da rainha Elizabeth II. A monarca de 96 anos morreu “em paz” ontem, no Castelo de Balmoral, na Escócia, segundo a família real britânica.
O herdeiro do trono, Charles, se tornou automaticamente o novo rei. Aos 73 anos, ele será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica. A coroação, uma cerimônia simbólica, deve ocorrer em até um ano. Ele usará o título Charles III.
Veja abaixo as principais capas
The Guardian
O diário britânico estampa um retrato da rainha Elizabeth II no dia de sua coroação, em 1953, na Abadia de Westminster. A foto foi tirada por Cecil Beaton, fotógrafo da Família Real por quase duas décadas.
The Daily Telegraph
O jornal britânico estampa a mesma foto utilizada pela Família Real para divulgar a morte da monarca. Além disso, o diário traz a frase “luto é o preço que pagamos pelo amor”, usada pela rainha para homenagear as vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001.
The Sun
O tabloide britânico traz o mesmo retrato do Telegraph, com os dizeres “nós te amamos, senhora”. O jornal também descreveu os 70 anos de reinado de Elizabeth II como “serviço devoto”.
Daily Star
Conhecido na imprensa britânica pela linguagem popular, o jornal estampa o retrato de Elizabeth II no dia de sua coroação, além de afirmar que Elizabeth II cumpriu seu dever.
Daily Mirror
O tabloide britânico destaca retrato atual da rainha, com um “obrigado” à ex-chefe de Estado do Reino Unido.
Daily Mail
O jornal britânico estampa um retrato de Elizabeth II em 1952, quando ainda era princesa. Além disso, a publicação traz os dizeres “nossos corações estão partidos”. A reportagem do diário questiona como encontrar palavras para o momento difícil.
The Times
O diário britânico o retrato de Elizabeth II no dia de sua coroação, com os dizeres “uma vida em serviço”.
Diário de Notícias
O jornal português destacou a vida e obra de um reinado de 70 anos, além de estampar uma foto da rainha com seu marido, o príncipe Philip, durante passagem do casal por Coimbra em 1957.
Le Figaro
O jornal francês deu adeus à rainha, além de afirmar em seu editorial que Elizabeth era “uma rocha para seu reino”.
The New York Times
O diário americano classifica a monarca de “rainha e espírito do Reino Unido”, destacando que o reinado de Elizabeth II uniu gerações.
Clarín
O jornal argentino descreve que o reinado da monarca marcou “a fogo” quase um século, expressão que remete a guerra das Malvinas, conflito entre britânicos e argentinos em 1982.
El Mundo
O jornal espanhol afirma que Elizabeth II era “a maior rainha de todas”. O editoral descreve a arte de reinar da britânica.
Londres paralisa para prestar condolências e chorar pela rainha Elizabeth II; veja fotos
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1926620″ title_galeria=”Londres paralisa para prestar condolências e chorar pela rainha Elizabeth II”/]