Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Imprensa internacional repercute morte de Silvio Santos

    Sites de notícia ao redor do mundo relembraram sorriso radiante e bordão do apresentador

    Mariana Cataccida CNN

    A imprensa internacional repercutiu a morte do apresentador Silvio Santos, neste sábado (17), aos 93 anos. Ele estava internado no hospital Albert Einstein desde o início de agosto.

    O site de notícias ABC News noticiou a morte de Silvio Santos e relembrou as marcas registradas do apresentador: “executivo e apresentador de televisão brasileiro era conhecido por seu sorriso radiante e pelo bordão ‘Quem quer dinheiro?’”

    A morte de Silvio Santos também foi noticiada pela Bloomberg, que destacou que o apresentador criou “um dos canais de televisão mais assistidos do país, enquanto também investiu em vários negócios, incluindo um banco e uma empresa de cosméticos”.

     

    A imprensa argentina também homenageou o apresentador. O jornal Clarín disse que Silvio teve uma grande influência na vida social e política do Brasil, enquanto o La Nación relembrou sua trajetória, do camelô da Lapa, no Rio de Janeiro, ao o império na televisão.

    Em Portugal, o jornal Diário de Notícias lamentou a morte e referiu-se ao apresentador como “ícone” e “referência”. Já o jornal espanhol El País afirmou que Silvio Santos era “tão popular quanto Pelé entre seus compatriotas”.

    Veja outras vezes em que Silvio Santos repercutiu na imprensa internacional:

    Sequestro em 2001

    Em 2001, o jornal britânico The Guardian noticiou o sequestro da filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel. “O Brasil foi tomado ontem pela cobertura ao vivo de um magnata da mídia sendo mantido refém em sua manpsão em São Paulo or sete horas pelo homem que sequestrou sua filha na semana anterior e evitou a captura matando a tiros dois policiais”, dizia a reportagem publicada em 31 de agosto daquele ano.

    Corrida à Presidência

    Em 1989, Silvio Santos se candidatou à Presidência da República pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB). Sua entrada tardia na corrida presidencial, anunciada apenas um mês antes do primeiro turno, gerou grande comoção e expectativa entre os eleitores.

    Na época, o jornal The New York Times publicou: “A duas semanas das eleições presidenciais brasileiras, uma das personalidades televisivas mais populares do país entrou subitamente na corrida, e uma pesquisa de opinião pública mostra que ele pode vencer.”

    Reportagem de 1989 sobre candidatura de Silvio Santos à Presidência / Arquivo The New York TImes

    “O novo candidato, Silvio Santos, um vendedor ambulante que se tornou apresentador de televisão, conta com a lealdade de milhões de brasileiros que sintonizam todos os domingos para assistir ao seu programa de 10 horas de jogos, rifas, bandas de samba e mulheres seminuas”, afirmou a reportagem do dia 3 de novembro de 1989.

    Lista da Forbes

    Em 2013, Silvio Santos passou a integrar o ranking de bilionários Forbes, tornando-se a primeira celebridade brasileira a entrar para a lista. Na época, ele foi descrito pela publicação como “um dos empresários mais famosos do Brasil. Seu Grupo Silvio Santos controla mais de 30 empresas e reporta vendas anuais de US$ 2 bilhões”. O apresentador aparece ao lado de grandes ícones da mídia internacional, como Oprah Winfrey e Steven Spielberg.

    Herdeiras de Silvio Santos: conheça as 6 filhas do apresentador

    Tópicos