Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Implosão seria “um bom jeito” de partir, disse mergulhador que morreu no submarino Titan

    Um amigo de Paul-Henri Nargeolet tentou convencê-lo a não entrar a bordo do Titan por conta de preocupações com a embarcação não certificada e a abordagem experimental e irresponsável da OceanGate

    Da CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='2319125' id_galeria='2319990' html_id_prefix='featured_' ]

    Mergulhador francês e especialista nos destroços do Titanic, Paul-Henri Nargeolet estava entre os cinco passageiros que morreram após a implosão do submarino Titan durante uma expedição até o naufrágio no mês passado.

    Segundo o New York Post, Nargeolet disse, antes de embarcar no submersível da OeanGate, que estava ciente dos riscos da viagem e que considerava uma implosão submarina “um bom jeito” de partir.

    Patrick Lahey, presidente do Triton Submarines e amigo pessoal de Nargeolet, falou ao New York Post que avisou o amigo para não mergulhar no submersível Titan, por conta de preocupações com a embarcação não certificada e a abordagem experimental e irresponsável do CEO da OceanGate, Stockton Rush.

    “Tive uma conversa com o PH apenas alguns meses atrás”, disse Lahey. “Eu continuei reclamando com ele por ir. Eu disse: ‘PH, por você estar lá, você legitima o que esse cara está fazendo. É um endosso tácito. E, pior do que isso, acho que ele está usando seu envolvimento com o projeto e sua presença no submersível como uma forma de atrair as pessoas para isso’.”

    Lahey disse que PH Nargeolet descartou suas preocupações e respondeu que ele era um viúvo de 77 anos, e que se ele morresse durante a expedição “seria um bom jeito. Instantâneo”.

    Lahey disse ao New Yorker que o questionou mais uma vez: “Eu disse: ‘OK, então você está pronto para morrer? É isso mesmo, PH?’.”

    Ao que o mergulhador teria respondido que não, mas que se ele estivesse lá talvez pudesse ajudá-los a evitar uma tragédia. “Em vez disso, ele se viu bem no centro de uma tragédia. E ele não merecia ir por esse caminho”, disse Lahey.

    [cnn_galeria active=”2336384″ id_galeria=”2336336″ title_galeria=”Imagens dos destroços do submarino Titan”/]

    Investigação segue conforme dúvidas sobre a segurança do Titan aumentam

    investigação internacional sobre a implosão fatal do submersível Titan foi ampliada no final do mês passado, com a Polícia Real Montada do Canadá (RCMP, em inglês) dizendo que está investigando se “as leis criminais, federais ou provinciais podem ter sido violadas”.

    Depois da confirmação da implosão do submarino, a OceanGate Expeditions passou a receber questionamentos sobre seus procedimentos de segurança e relatórios sobre problemas mecânicos, expedições canceladas e um suposto desrespeito aos processos regulatórios começaram a vir à tona.

    Tópicos