Imagens mostram destruição na cidade ucraniana de Borodianka
Construções danificadas por ataques aéreos ressaltam situação da cidade que chegou a ser comparada com Bucha; Rússia ainda nega que mira alvos civis
Imagens de drone divulgadas da guerra na Ucrânia mostram o grau da destruição ocorrida na cidade de Borodianka, localizada nos arredores da capital ucraniana de Kiev.
No vídeo, é possível ver construções completamente destruídas. Os edifícios que sobreviveram aos ataques aéreos apresentam danos estruturais impactantes.
Os russos continuam a afirmar que não atacam regiões civis desde o início da chamada “operação militar especial”, como é definido o ataque russo à Ucrânia pelo Kremlin.
No entanto, a situação de Borodianka já chegou a ser comparada à Bucha, cidade cujas cenas de valas comuns sendo descobertas após a passagem dos russos pela região chocaram o mundo.
Borodianka era o lar de 13.000 pessoas antes da guerra, mas a maioria fugiu após a invasão da Rússia. O que restava da cidade, depois de intensos bombardeios e ataques aéreos devastadores, foi então ocupado pelas forças russas, que chegaram em 28 de fevereiro.
O local foi um ponto de partida para as unidades russas que avançaram em Kiev através de subúrbios como Bucha e Irpin. Eles enfrentaram forte resistência das forças ucranianas e foram forçados a recuar posteriormente.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou a dizer em um discurso no início de abril que Borodianka tinha uma situação “muito mais assustadora” do que Bucha.
Na última semana, após uma visita às cidades de Bucha e Borodianka, a procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, disse que havia “motivos razoáveis para acreditar que crimes dentro da jurisdição do TPI estão sendo cometidos”.
Khan também fez comentários similares enquanto revisava imagens compartilhadas com a CNN por promotores ucranianos enquanto investigavam supostos crimes de guerra cometidos pela Rússia.