Imagens mostram destruição do maior avião cargueiro do mundo na Ucrânia; veja
Antonov An-225 Mriya, originalmente construído para apoiar o programa de ônibus espacial soviético da década de 1980, era um símbolo de orgulho para a Ucrânia
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Parte da asa do Antonov An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo, que foi destruído na Ucrânia • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
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Parte traseira da fuselagem do Antonov An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo, que foi destruído na Ucrânia • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
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Visão frontal do Antonov An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo, que foi destruído na Ucrânia • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
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Fuselagem do Antonov An-225 Mriya cravada de balas; avião era o maior cargueiro do mundo • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
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Destroços do Antonov An-225 Mriya; avião era o maior cargueiro do mundo • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
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Motor destruído do Antonov An-225 Mriya; avião era o maior cargueiro do mundo • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
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Fuselagem do Antonov An-225 Mriya ficou destruída após ataque na Ucrânia; avião era o maior cargueiro do mundo • Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
A fuselagem se transformou em um buraco carbonizado e retorcido. Suas asas gigantescas estão caídas ao chão. Os motores estão queimados e destruídos.
O enorme trem de pouso do Antonov An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo, ainda é visível, assim como o cone do nariz esfarrapado, orgulhosamente com listras azuis e amarelas ucranianas e o “225” de sua designação oficial.
Mas está claro que o jato nunca mais voará.
A extensão total dos danos à aeronave, chamada “Mriya”, ou “sonho” em ucraniano, foi vista por jornalistas da CNN depois que as tropas russas se retiraram na semana passada do aeródromo de Hostomel, nos arredores de Kiev, que estava entre os primeiros alvos estratégicos da invasão da Ucrânia.
O avião a jato está amassado e quebrado sob o arco quebrado de um hangar de aeronaves, onde estava aguardando manutenção no momento da invasão.
Ao redor dele estão os detritos da guerra –o aeródromo está repleto de equipamentos russos destruídos, incluindo caminhões, tanques, veículos blindados e munições gastas.
A destruição do AN-225 foi uma perda simbólica no início do conflito. A aeronave, originalmente construída para apoiar o programa de ônibus espacial soviético da década de 1980, era um símbolo de orgulho para a Ucrânia.
Também enviou ondas de choque pelo mundo da aviação. A aeronave havia sido celebrada como uma maravilha da engenharia aérea moderna, atraindo regularmente multidões tanto em shows aéreos, onde era a atração principal, quanto durante suas missões diárias de carga em todo o mundo.
Imediatamente após os relatos de sua “morte”, as autoridades ucranianas prometeram reconstruir o avião, dizendo que a Rússia seria obrigada a arcar com o custo de US$ 3 bilhões.
“A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas eles nunca serão capazes de destruir nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Nós prevaleceremos!” escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.
Imagens de satélite mostraram que, em torno de veículos militares e posições de artilharia, os russos construíram barreiras de terra protetoras. Agora, apenas as barreiras permanecem.
Desde então, as forças ucranianas assumiram o controle da instalação, reivindicando-a como uma vitória significativa sobre os russos. No fim de semana, jornalistas da CNN visitaram o aeródromo com a Polícia Nacional Ucraniana.
Não ficou claro o que causou a destruição do avião –se foi um ato de sabotagem deliberada ou danos colaterais da ofensiva militar para assumir o controle do aeródromo.
Mas, apesar do estado dilapidado do AN-255, muitos soldados estavam tirando fotos da aeronave. O status simbólico de Mriya entre os ucranianos claramente não diminuiu.