Ilha de La Palma está em alerta para avanço de lava de vulcão
Autoridades espanholas alertaram para que as pessoas respeitem a zona de exclusão de cerca de dois quilômetros em que a fumaça está mais intensa
Moradores e autoridades da ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, estão em alerta para o avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja.
A intensidade e a direção dos ventos podem levar a fumaça para o interior da ilha, afetando mais moradores e provocando mais destruição.
Seis mil pessoas continuam fora de casa e mais de 800 construções foram consumidas pela erupção, além de estradas e plantações.
A superfície da ilha está se expandido à medida que a lava derretida entra em contato com a água do mar e se solidifica. Imagens de satélite mostram que a geografia da ilha, que tem cerca de 500 metros de largura em forma de semicírculo, já está sedo afetada.
A lava do vulcão está a cerca de 1.000 °C e a água do mar a 22 °C. Esse choque térmico gera grandes nuvens de fumaça no ar, além de reações químicas que ocorrem na atmosfera, podendo provocar irritações na pele, nos olhos e problemas respiratórios.
Autoridades espanholas alertaram para que as pessoas respeitem a zona de exclusão de cerca de dois quilômetros em que a fumaça está mais intensa e pediram ainda para que os moradores mantenham as portas e janelas fechadas.
(Publicado por Marina Motomura)