Houthis disparam mísseis contra navios no Mar Vermelho e danificam cargueiro
Star Nasia, de propriedade grega, administrado pela Star Bulk Carrier, foi danificado por uma explosão às 8h15, no horário de Brasília
Os rebeldes Houthis dispararam mísseis contra dois navios no Mar Vermelho, disse o grupo nesta terça-feira (6), causando pequenos danos a um navio de carga que navegava na costa de Hodeidah, no Iêmen.
Os Houthis têm atacado navios comerciais com drones e mísseis no Mar Vermelho desde meados de novembro, no que descrevem como atos de solidariedade com os palestinos na guerra de Gaza.
O porta-voz militar do grupo disse que disparou mísseis navais contra o Morning Tide e o Star Nasia, identificando os navios de bandeira de Barbados e das Ilhas Marshall, respectivamente, como britânicos e americanos.
O Star Nasia, de propriedade grega, administrado pela Star Bulk Carrier, foi danificado por uma explosão às 8h15, no horário de Brasília, disse um funcionário do Ministério grego de navegação, acrescentando que sua tripulação não ficou ferida.
Não está claro se a explosão foi causada por uma mina marítima ou por um foguete, acrescentou o funcionário.
A empresa britânica de segurança marítima Ambrey disse que um navio de carga geral com bandeira de Barbados, de propriedade de uma empresa britânica, sofreu danos causados por um veículo aéreo não tripulado (UAV) enquanto navegava para sudeste através do Mar Vermelho.
Nenhum ferido foi relatado. O navio realizou manobras evasivas e continuou sua viagem, disse Ambrey.
O proprietário do Morning Tide, a empresa britânica Furadino Shipping, disse à Reuters que o navio navegava sem problemas, mas não deu mais informações.
Os dados de rastreamento de navios do LSEG mostraram que o Morning Tide estava navegando pelo Mar Vermelho, passando pelo Canal de Suez na sexta-feira.
O seu sinal mais recente mostra ele saindo do Mar Vermelho através do Estreito de Bab al-Mandab.
A agência de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO) informou pouco que um projétil foi disparado contra bombordo de um navio localizado a 57 milhas náuticas a oeste de Hodeidah e que uma pequena embarcação foi vista nas proximidades.
O projétil passou por cima do convés e causou ligeiros danos nas janelas da ponte, mas a embarcação e a tripulação estavam seguras e prosseguiram na passagem planeada, acrescentou a UKMTO.
Os ataques no Mar Vermelho perturbaram o transporte marítimo global e forçaram as empresas a reencaminhar para viagens mais longas e mais caras em torno da África Austral e alimentaram receios de que a guerra Israel-Hamas possa se alastrar e desestabilizar todo o Oriente Médio.
Os Estados Unidos e o Reino Unido começaram a atacar alvos houthis no Iêmen no mês passado, em retaliação aos ataques aos navios do Mar Vermelho.