Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Homem suspeito de ameaçar Joe Biden é morto durante operação do FBI em Utah

    Agentes do FBI atiraram contra o rapaz enquanto cumpriam mandados de busca e apreensão

    Hannah RabinowitzBetsy KleinArlette Saenzda CNN

    Agentes especiais do FBI mataram um homem de Utah nesta quarta-feira (09) enquanto tentava prendê-lo por supostamente fazer ameaças contra o presidente Joe Biden antes da viagem do presidente ao estado. 

    O homem, Craig Robertson, estava enfrentando três acusações federais, incluindo ameaças contra o presidente, bem como influência, impedimento e retaliação contra policiais federais por meio de ameaças. Os investigadores observaram que Robertson parece possuir “um rifle de precisão” e várias outras armas de fogo. 

    Algumas das ameaças aconteceram pouco antes da viagem planejada de Biden para Utah na noite de quarta-feira. 

    “OUVI QUE BIDEN ESTÁ VINDO A UTAH”, dizia uma ameaça, de acordo com os promotores. “CAVANDO MEU ANTIGO TRAJE GHILLE E LIMPAR A POEIRA DO RIFLE DE SNIPER M24. BEM-VINDO, BUFÃO-CHEFE!” 

    Aprovação de Joe Biden está estagnada em 40%

    Robertson também postou ameaças online nos últimos meses contra outros políticos e promotores democratas que abriram processos contra o ex-presidente Donald Trump. O caso ocorre em meio a um intenso vitríolo dirigido a líderes nacionais e locais nas vésperas da eleição de 2024 e o que o diretor do FBI, Christopher Wray, chamou de um nível “sem precedentes” de ameaças contra agentes do FBI. 

    Em um post na segunda-feira, Robertson disse: “Ei, FBI, você ainda monitora minhas redes sociais? Verificando para ter certeza de ter uma arma carregada à mão, caso você apareça novamente. 

    Biden foi informado sobre o assunto na quarta-feira no Novo México, onde fez comentários sobre a manufatura antes de sua viagem programada para Salt Lake City. 

    “O FBI está revisando um tiroteio envolvendo um agente que ocorreu por volta das 6h15 da quarta-feira, 9 de agosto de 2023, em Provo, Utah. O incidente começou quando agentes especiais tentaram cumprir mandados de prisão e busca em uma residência. O sujeito está morto”, disse um porta-voz do FBI em comunicado à CNN. 

    O porta-voz continuou: “O FBI leva a sério todos os incidentes envolvendo nossos agentes ou membros da força-tarefa. De acordo com a política do FBI, o tiroteio está sendo analisado pela Divisão de Inspeção do FBI”. 

    O Serviço Secreto dos EUA, responsável pela proteção de altos funcionários do governo, incluindo Biden, encaminhou perguntas ao departamento. “O Serviço Secreto está ciente da investigação do FBI envolvendo um indivíduo em Utah que exibiu ameaças a um protegido do Serviço Secreto”, disse um porta-voz do Serviço Secreto. 

    Robertson também supostamente fez ameaças no Facebook contra o procurador-geral Merrick Garland – incluindo uma foto de uma arma semiautomática com a legenda “ferramenta de erradicação de Merrick Garland” e uma descrição de um sonho sobre matar o procurador-geral. Outros políticos contra os quais ele supostamente fez ameaças incluíam a vice-presidente Kamala Harris, a procuradora-geral do estado de Nova York, Letitia James, e o governador da Califórnia, Gavin Newsom. 

    Trump e Biden empatam em pesquisa eleitoral

    Em uma postagem do Truth Social destacada pelos promotores, Robertson mirou no promotor distrital de Nova York, Alvin Bragg, que apresentou acusações criminais contra Trump decorrentes de um esquema de suborno antes da eleição de 2016. 

    Robertson escreveu: “Indo para Nova York para realizar meu sonho de erradicar [sic] outro … dois, mas políticos hach [sic] DAs.” 

    A postagem, citada em documentos judiciais, continuou: “Eu quero ficar de pé sobre Bragg e fazer um belo buraco em sua testa com minha 9 mm e vê-lo se contorcer enquanto uma gota de sangue escorre do buraco enquanto sua vida se esvai para o inferno !! ” 

    Agentes do FBI abordaram Robertson em sua casa em março sobre uma postagem nas redes sociais, escreveram os investigadores em um depoimento. Robertson não quis falar com os agentes, dizendo: “Eu disse que era um sonho!” e “Terminamos aqui! Não volte sem um mandado”. 

    Após a interação, Robertson supostamente ameaçou repetidamente agentes do FBI online. Uma dessas postagens no Facebook incluídas nos documentos do tribunal dizia: “AOS MEUS AMIGOS DO BUREAU FEDERAL DE IDIOTAS: SEI QUE ESTÃO LENDO ISSO E NÃO FAZEM IDEIA DE QUÃO PERTO SEUS AGENTES CHEGARAM DE ‘BANG’”. 

    Tópicos