Homem morre após ser ferido por tubarão no Havaí
Pesquisadores apontam mordidas de tubarão mais frequentes de outubro a dezembro
Um homem morreu na manhã de sábado (30) no Havaí após sofrer o que as autoridades chamaram de “ferimentos causados por um encontro com um tubarão” na costa de Maui.
A polícia respondeu por volta das 11h19 do horário local a uma área de praia ao largo da Hana Highway, em Paia. Os policiais usaram um jet ski para trazer para a praia um homem de 39 anos que havia sido ferido no “encontro com tubarões”, disse a polícia de Maui em um comunicado à imprensa.
Comunicado diz que depois de trazer o homem para a costa, os socorristas realizaram “medidas para salvar vidas” até que os médicos chegassem para transportá-lo para o Maui Memorial Medical Center.
O homem morreu mais tarde devido aos ferimentos, segundo a polícia. As autoridades disseram que não revelaram sua identidade por 24 horas “para permitir que sua família tenha a oportunidade de notificar seus parentes e amigos”.
Os pesquisadores notaram o que parece ser uma probabilidade maior de mordidas de tubarão no Havaí de outubro a dezembro, segundo a Divisão de Recursos Aquáticos, parte do Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí.
Ataques de tubarão, especialmente os fatais, são raros: em média, os tubarões matam cinco pessoas por ano em ataques não provocados, informou a CNN anteriormente. A probabilidade de ser atacado mortalmente por um dos peixes carnívoros é de menos de 1 em 4 milhões, conforme o International Shark Attack File.
Os especialistas atribuem muitas mordidas de tubarão a casos de identidade equivocada, principalmente em águas com pouca visibilidade.
De acordo com os registros, o último encontro fatal com um tubarão no Havaí ocorreu quando um mergulhador foi morto ao largo de Maui em 8 de dezembro de 2022.