Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Historiador italiano provoca polêmica com receita alternativa de carbonara

    Outra forma de preparar tradicional molho de macarrão da Itália inclui queijo suíço, alho e bacon

    Receita de molho carbonara, com guanciale e queijo pecorino
    Receita de molho carbonara, com guanciale e queijo pecorino Divulgação

    Francesca Piscionerida Reuters

    A comida é um negócio sério na Itália, parte da identidade nacional, como ilustrado por uma polêmica que surgiu sobre como fazer molho de macarrão carbonara.

    Luca Cesari, um historiador de alimentos e autor de Bolonha, enfrentou críticas na internet depois que ele postou um vídeo no Instagram em que apresentou o que ele disse ser a versão original da carbonara, considerada um clássico da culinária romana.

    Descartando os ingredientes habituais de queijo pecorino italiano e bochecha de porco curado para ser misturado com ovos para criar um molho cremoso, a carbonara apresentada por Cesari foi feita com queijo suíço Gruyere, alho, bacon e ovos fritos.

    Cesari disse que encontrou a receita em questão publicada em uma revista de culinária italiana há quase 70 anos e estava tentando mostrar como a receita evoluiu ao longo das décadas.

    “Eu simplesmente refiz a carbonara de 1954, a primeira apresentada na revista ‘Cucina Italiana’. Não é minha culpa se essa foi a receita da carbonara!” ele disse à Reuters.

    “Ao longo dos anos, uma série de receitas diferentes para carbonara surgiram, incluindo aquelas com presunto cru nos anos cinquenta. Nos Estados Unidos, você poderia até encontrar versões com vôngoles ou cogumelos.”

    Alberto Grandi, outro historiador de alimentos que foi criticado por questionar as tradições culinárias italianas estabelecidas, saiu em defesa de Cesari.

    Em seu próprio vídeo no Instagram, ele denunciou uma espécie de “gastronomismo que nos impede de raciocinar calmamente sobre os temas da nossa cozinha.”

    Outros exemplos do que os italianos consideram heresia alimentar são emparelhar macarrão com molho de ketchup ou adicionar abacaxi à pizza, juntamente com uma proibição de pedir cappuccino após o almoço.

    Cesari disse que não vai mudar de opinião e que está pronto para provocar mais controvérsia culinária.

    “Esse foi apenas o primeiro vídeo… Estou preparando um novo sobre a tradicional pizza napolitana de 1800 com vôngoles!”.