Hezbollah diz que foguetes atingiram alvos militares perto de Tel Aviv
Polícia disse que houve vários locais de impacto na área de Petah Tikvah, no lado leste de Tel Aviv, e que várias pessoas sofreram ferimentos leves.
O grupo Hezbollah do Líbano disparou uma onda de foguetes contra Israel neste domingo (24), e os militares israelenses disseram que casas foram destruídas ou incendiadas perto de Tel Aviv, depois que um poderoso ataque aéreo israelense matou pelo menos 29 pessoas em Beirute.
Israel também atingiu os subúrbios do sul de Beirute, controlados pelo Hezbollah. Os ataques intensificados nas últimas duas semanas coincidiram com sinais de progresso nas negociações de cessar-fogo lideradas pelos Estados Unidos.
O Hezbollah, que já havia prometido responder aos ataques a Beirute visando Tel Aviv, disse ter lançado mísseis de precisão contra dois alvos militares em Tel Aviv e nas proximidades.
A polícia disse que houve vários locais de impacto na área de Petah Tikvah, no lado leste de Tel Aviv, e que várias pessoas sofreram ferimentos leves.
As Forças de Defesa de Israel disseram que um ataque direto a um bairro deixou “casas em chamas e ruínas”. Imagens de televisão mostraram um apartamento danificado por foguetes.
Os militares israelenses disseram que o Hezbollah disparou 250 foguetes contra Israel, muitos dos quais foram interceptados, com sirenes soando na maior parte do país. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas por estilhaços.
Os militares de Israel alertaram nas redes sociais que planejavam atacar as instalações do Hezbollah no sul de Beirute antes dos ataques que demoliram dois blocos de apartamentos, segundo fontes de segurança no Líbano. Posteriormente, as FDI disseram ter atingido centros de comando “deliberadamente embutidos entre edifícios civis”.
Neste domingo, os militares israelenses disseram ter realizado ataques contra 12 centros de comando do Hezbollah no subúrbio de Dahiyeh, no sul de Beirute.
No sábado (24), realizaram um dos seus ataques mais mortais e poderosos no centro de Beirute.
O ministério da saúde do Líbano aumentou o número de mortos de 20 para 29. Segundo a pasta, um total de 84 pessoas foram mortas no sábado, elevando o número de mortos para 3.754 desde outubro de 2023.
As FDI não comentaram o ataque de sábado na capital libanesa nem disseram o que atacaram.
Israel partiu para a ofensiva contra o Hezbollah, apoiado pelo Irão, em Setembro, atacando o sul, o Vale do Bekaa e os subúrbios ao sul de Beirute com ataques aéreos, após quase um ano de hostilidades desencadeadas pela guerra de Gaza.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel