Harvey Weinstein é diagnosticado com câncer, diz fonte
Ex-produtor de Hollywood está preso enquanto responde por acusações de abuso sexual
Harvey Weinstein foi diagnosticado com câncer ósseo, uma fonte próxima ao produtor encarcerado disse à CNN.
O diagnóstico específico de Weinstein é leucemia mieloide crônica, uma forma de câncer da medula óssea, disse a fonte, acrescentando que ele está em tratamento em Rikers Island, em Nova York.
A porta-voz de longa data de Weinstein, Juda Engelmayer, se recusou a comentar o diagnóstico de Weinstein. Seu advogado, Arthur Aidala, não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.
O consultor prisional de Weinstein e representante legal autorizado de assistência médica no estado de Nova York, Craig Rothfeld, derrubou as especulações sobre o diagnóstico de Weinstein.
“É preocupante e inaceitável que tais questões de saúde privadas e confidenciais tenham se tornado um assunto de discurso público. Por respeito à privacidade do Sr. Weinstein, não faremos mais comentários”, disse Rothfeld à CNN em um comunicado.
O diagnóstico foi relatado pela primeira vez pela NBC News.
A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo raro de câncer que se forma na medula óssea antes de se espalhar para o sangue. É um tipo de leucemia de crescimento lento que pode se tornar aguda se não for tratada rapidamente com terapia direcionada, de acordo com a American Cancer Society.
Como a LMC não é tão comum quanto outras doenças do sangue, os cientistas levaram anos para desenvolver, testar e otimizar os tratamentos para o câncer, diz a sociedade.
Aproximadamente 15% a 30% das pessoas com LMC desenvolvem leucemia mieloide aguda. A LMC também afeta mais homens do que mulheres, diz.
No mês passado, Weinstein passou por uma cirurgia cardíaca de emergência. Seu porta-voz disse à CNN na época que ele foi levado às pressas para o Hospital Bellevue em Nova York para o procedimento e recebeu alta logo depois.
“Como já declaramos amplamente antes, o Sr. Weinstein sofre de uma infinidade de problemas de saúde significativos que precisam de tratamento contínuo”, disseram os representantes de Weinstein em setembro.
Uma semana após ser liberado após uma cirurgia cardíaca, Weinstein compareceu a uma audiência judicial onde se declarou inocente de uma acusação de ato sexual criminoso em primeiro grau após ter sido acusado diante de um grande júri no início do mês.
No início deste ano, um tribunal de apelações anulou a condenação de Weinstein em 2020, que foi um ponto de virada crucial no movimento #MeToo. Ele está provisoriamente definido para ser julgado novamente em Nova York em 12 de novembro, embora os promotores tenham se movido para combinar os casos de Weinstein em um julgamento — uma medida à qual sua defesa se opôs fortemente.
Na segunda-feira (21), o porta-voz de Weinstein, Engelmayer, se recusou a comentar se seu próximo julgamento poderia ser impactado por seu diagnóstico de câncer.